A Secretaria de Saúde de Canoinhas recebeu nesta terça-feira (31), o resultado do exame para leptospirose de Douglas José Gonçalves do Rosário, jovem de 28 anos que faleceu neste mês em Canoinhas. O resultado do exame do Laboratório Central do Estado de Santa Catarina, Lacen, deu negativo para a doença.
Portanto, o canoinhense morreu em decorrência da hantavirose. Há 11 anos Canoinhas não registrava casos da doença.
A Hanta é uma doença rara e tem alta taxa de mortalidade. No ano passado (até setembro) a hantavirose matou três, das cinco pessoas contaminadas em Santa Catarina. É uma doença infecciosa aguda e grave e que pode levar à morte em apenas 72 horas. No Brasil, dos 22 casos registrados, foram 10 mortes ano passado.
Segundo a Secretaria de Saúde, mais dois resultados para lepto coletados dos casos suspeitos também vieram negativos. Sem casos positivos até o momento.
É uma doença que pode levar à morte em apenas 72 horas.
No início os sintomas são semelhantes a outras doenças virais: há febre, tosse seca, dor no corpo, náuseas, diarreia, dor de cabeça, vômitos, dor abdominal, dor torácica, suor e vertigem e pode evoluir para falta de ar intensa.
É transmitida por roedores silvestres através da urina, fezes e saliva. A transmissão mais comum é pela aspiração de poeira contaminada pelo vírus. É característica de áreas rurais, que contamina agricultores, pescadores, trabalhadores de reflorestamento, trabalhadores de galpões, paióis, armazéns fechados e pouco ventilados.
Os roedores silvestres eliminam o vírus na urina fresca, nas fezes e na saliva. A transmissão mais comum ocorre quando as pessoas inalam minúsculos aerossóis, formados a partir da urina, fezes e saliva de roedores silvestres que se misturam na poeira.
Menos comumente, pode ocorrer pelo contato direto com roedores, como por mordedura. Sentindo algum sintoma, procure imediatamente o médico. Os sintomas podem aparecer em até 60 dias depois que você entrou em contato com alguma situação de risco.
• Antes de limpar um lugar que esteve fechado, deixe ventilar por pelo menos uma hora antes de proceder a limpeza; Após ventilar, umedecer com água sanitária a 10% ( 1 parte de água sanitária para 9 de água) e aguardar 1 hora antes da limpeza do local.
Clique no link do story e conheça outras formas de evitar a doença.