tres_barras

refis

Exame de jovem que morreu em Canoinhas dá negativo para leptospirose

Avatar photo
O canoinhense morreu em decorrência da hantavirose. Há 11 anos Canoinhas não registrava casos da doença.

LEIA TAMBÉM

A Secretaria de Saúde de Canoinhas recebeu nesta terça-feira (31), o resultado do exame para leptospirose de Douglas José Gonçalves do Rosário, jovem de 28 anos que faleceu neste mês em Canoinhas. O resultado do exame do Laboratório Central do Estado de Santa Catarina, Lacen, deu negativo para a doença.

Portanto, o canoinhense morreu em decorrência da hantavirose. Há 11 anos Canoinhas não registrava casos da doença.

A Hanta é uma doença rara e tem alta taxa de mortalidade. No ano passado (até setembro) a hantavirose matou três, das cinco pessoas contaminadas em Santa Catarina. É uma doença infecciosa aguda e grave e que pode levar à morte em apenas 72 horas. No Brasil, dos 22 casos registrados, foram 10 mortes ano passado.

Segundo a Secretaria de Saúde, mais dois resultados para lepto coletados dos casos suspeitos também vieram negativos. Sem casos positivos até o momento.

É uma doença que pode levar à morte em apenas 72 horas.

No início os sintomas são semelhantes a outras doenças virais: há febre, tosse seca, dor no corpo, náuseas, diarreia, dor de cabeça, vômitos, dor abdominal, dor torácica, suor e vertigem e pode evoluir para falta de ar intensa.

É transmitida por roedores silvestres através da urina, fezes e saliva. A transmissão mais comum é pela aspiração de poeira contaminada pelo vírus. É característica de áreas rurais, que contamina agricultores, pescadores, trabalhadores de reflorestamento, trabalhadores de galpões, paióis, armazéns fechados e pouco ventilados.

Os roedores silvestres eliminam o vírus na urina fresca, nas fezes e na saliva. A transmissão mais comum ocorre quando as pessoas inalam minúsculos aerossóis, formados a partir da urina, fezes e saliva de roedores silvestres que se misturam na poeira.

Menos comumente, pode ocorrer pelo contato direto com roedores, como por mordedura. Sentindo algum sintoma, procure imediatamente o médico. Os sintomas podem aparecer em até 60 dias depois que você entrou em contato com alguma situação de risco.

• Antes de limpar um lugar que esteve fechado, deixe ventilar por pelo menos uma hora antes de proceder a limpeza; Após ventilar, umedecer com água sanitária a 10% ( 1 parte de água sanitária para 9 de água) e aguardar 1 hora antes da limpeza do local.
Clique no link do story e conheça outras formas de evitar a doença.

Notícia Anterior

DESAPARECIDO
Menino de 13 anos desaparece durante trilha com amigos em praia no Norte catarinense

Próxima Notícia

SAÚDE
Vacina contra covid será incluída no Programa Nacional de Imunizações

VOCÊ VIU?