refis

tres_barras

Paraguaios conhecem produção de Erva-mate canoinhense

Avatar photo
A realização da viagem técnica teve o propósito de conhecer exemplos de iniciativas para o fortalecimento da cadeia de valor da erva-mate no Brasil.

LEIA TAMBÉM

Canoinhas recebeu comitiva de paraguaios na semana passada com o objetivo de conhecer o sistema de produção da erva-mate e as inovações em subprodutos à base da planta.

Estiveram em Canoinhas produtores, gerentes das associações de produtores de erva-mate, membros do Centro Paraguaio da Erva-Mate, indústrias, funcionários do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG) e da Federação de Cooperativas de Produção (Fecoprod) e do centro fitoterápico paraguaio.

A viagem foi realizada pelo Projeto Fortalecimento da Cadeia de Valor Agropecuária no Paraguai (Projeto AVANCE), desenvolvido pelo MAG e Fecoprod com a assistência da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

No âmbito desse projeto, a realização da viagem técnica ao Brasil teve o propósito de conhecer exemplos de iniciativas para o fortalecimento da cadeia de valor da erva-mate no Brasil e estudar como elas podem ser aplicadas para fortalecer a cadeia de valor paraguaia, e vice-versa, também compartilhar o trabalho que realizam no Paraguai.

Essa iniciativa da visita surgiu no Congresso Sul Americano de erva-mate, onde o pesquisador da Epagri Gilcimar Adriano Vogt, fez o contato e intermediou a visita à Santa Catarina.

Segundo Luis Mario Dranka, secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Canoinhas, o projeto de Indicação Geográfica da Erva-mate do Planalto Norte de Santa Catarina chamou atenção das instituições paraguaias. Canoinhas foi inserida no roteiro da viagem técnica. “Intercâmbios entre os países produtores da mate fortalecem a cadeia produtiva”, salienta Dranka.

Em Canoinhas tiveram a oportunidade de visitar a Ervateira Yacuy, verificando todo o processo de modernização que vem passando a empresa e a variabilidade de produtos produzidos a base de erva-mate.

Também foi realizada a visita técnica na propriedade de Marcos Antônio Holler com ervais implantados e manejados nos padrões da Indicação Geográfica de nossa região, que são conduzidos junto á floresta sombreada por araucárias no Sistema Agroflorestal.

“Foi uma forma de demonstrar as técnicas implantadas em ervais nativos há mais tempo manejados e novas tecnologias implementadas pela Epagri”, explica Juliano de Oliveira, extensionista da Epagri de Canoinhas.

Notícia Anterior

EDUCAÇÃO
Projeto da escola Reinaldo Kruger recebe prêmio Fritz Müller do IMA

Próxima Notícia

TRISTEZA
Mãe e dois filhos morrem abraçados em incêndio de casa em Joinville

VOCÊ VIU?