A Serra catarinense e gaúcha amanheceram com um fenômeno pouco comum nesta estação: a geada. Os termômetros marcaram temperaturas abaixo de 5ºC em várias cidades da região, deixando os campos cobertos por uma fina camada de gelo. A Defesa Civil já havia previsto a a formação de geada nesta quarta-feira (27).
Em Santa Catarina, o fenômeno foi registrado no Vale dos Caminhos da Neve, região que fica a 3 quilômetros do centro de São Joaquim, uma das cidades mais frias do país.
Na cidade, a estação meteorológica da prefeitura marcou mínima de 4,7ºC. Em Urupema, na mesma região, os dados da Epagri/Ciram, que monitora o tempo no estado, mostram que a mínima chegou a 5,7ºC.
No Rio Grande do Sul, a menor temperatura ocorreu em São José dos Ausentes com 4,6ºC. Cambará do Sul e Bom Jesus anotaram 6,7ºC.
Apesar de ser um fenômeno raro no verão, a geada costuma aparecer nas áreas mais altas e acontece durante todo o ano, inclusive nesta estação. Ela ocorre quando a temperatura do ar cai abaixo do ponto de orvalho, que é a temperatura em que o vapor de água presente na atmosfera se condensa e forma gotículas de água.
Mesmo com o amanhecer gelado, ao longo do dia as temperaturas chegaram perto dos 30ºC na Serra catarinense.