festival

Cerca de 75% de Joinville está sem água após ácido vazar para rio

Avatar photo
A situação irá permanecer até que sejam finalizadas as análises químicas das amostras coletadas e que seja comprovado que não há risco para o consumo.

Assim que o acidente foi registrado na Serra Dona Francisca, em Joinville, na manhã desta segunda-feira (29), envolvendo um caminhão carregado com produto perigoso, o Governo do Estado mobilizou as equipes da Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar Rodoviária, Instituto do Meio Ambiente e a Secretaria de Proteção e Defesa Civil. O veículo colidiu no barranco da curva do Mirante, próximo ao Km 14 da SC-418, ocasionado o derramando ácido sulfônico sobre a pista.

Foto: Divulgação / IMA

A substância química é usada na fabricação de detergentes, xampus, limpadores, e até creme dental. No entanto, nestes produtos, o ácido é muito diluído. No caso do que vazou em Joinville, a concentração era muito maior, o que potencializa os efeitos.

Como atingiu o Rio Seco, algumas medidas foram adotadas como fechamento do acesso para não captar água do rio. Segundo a Defesa Civil, não há nenhum teor aceitável deste ácido na água.

Além disso a Defesa Civil de Santa Catarina encaminhou mensagens de SMS direcionadas para Araquari e Joinville orientando a população para diminuir o consumo de água, tanto humano quanto animal. O órgão também está está trabalhando em conjunto com a prefeitura de Joinville.

O Instituto do Meio Ambiente tomou providências para monitorar o meio ambiente do local: a atuação do IMA é avaliar extensão do dano, juntamente com a Polícia Militar Ambiental, levantando todo o panorama do dano ambiental causado na região.

Corrida aos supermercados

Mercados de Joinville registraram tumulto, longas filas e ficaram sem garrafas de água nas prateleiras após centenas de pessoas comprarem o produto nesta segunda-feira, após a prefeitura fechar o abastecimento na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão, que atende 34 dos 43 bairros da cidade. Essa estação abastece 75% da cidade, segundo a prefeitura de Joinville.

Imagens mostram centenas de pessoas nas filas dos caixas, com carrinhos de compra lotados de garrafas. 

Ainda não há previsão para a reabertura da estação. Ainda por conta do vazamento, a prefeitura de Joinville decretou situação de emergência e alerta para a necessidade de economizar água na cidade.

A interrupção também tem como objetivo garantir a segurança dos consumidores e para que o morador não receba água com resíduos provenientes do acidente. 

O fechamento irá permanecer até que sejam finalizadas as análises químicas das amostras coletadas e que seja comprovado que não há risco para o consumo.

Investigação

De acordo com a delegada Tânia Harada, responsável pela investigação, o local já periciado e a empresa responsável pelo transporte já está identificada. A delegada informou ainda que será pedida uma perícia no caminhão e o DNIT será oficiado para verificar eventual irregularidade no transporte da carga.