Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a passagem de uma frente fria, junto com a umidade e o calor, favoreceu o desenvolvimento de intensas tempestades pelo estado na tarde de quinta, especialmente no Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Em Timbó, uma tempestade severa passou pelo município entre 16h e 17, provocando uma microexplosão e causando quedas de árvores em vias públicas e residências, além de destelhamentos. Na estação meteorológica da Defesa Civil localizada na cidade, foi registrada rajada de vento de 82,8 km/h.
A confirmação do fenômeno foi feita na tarde desta sexta-feira (12).
A microexplosão também causou a queda de uma figueira centenária no centro da cidade. A queda da figueira foi registrada por uma câmera de segurança. Nas imagens, é possível ver que chovia e ventava bastante na hora. A árvore em questão vai sendo empurrada com a força do vento até ser arrancada do chão.
O coordenador da Defesa Civil, falou sobre outros estragos registrados. “Destelhamentos, bastantes quedas de árvore em cima de residências, de energia elétrica, na via pública”.
A cidade também teve um ferido, após uma parte da cobertura de uma loja cair sobre um homem. Ele foi levado ao hospital pelos bombeiros com um corte profundo na perna e passou por cirurgia.
A recomendação em situações de tempestades severas, como as microexplosões, é sempre buscar locais abrigados, fechar janelas e portas, desligar aparelhos elétricos e, se possível, ficar em um cômodo de alvenaria.
Se estiver no trânsito, pare o carro longe de postes e árvores. Se estiver em local descoberto, procure proteger a cabeça de objetos que podem ser arremessados pelo vento.