telemedicina

🥵 Santa Catarina segue com onda de calor até o fim de semana

Avatar photo
Para esta quarta-feira (7), previsão de temporais isolados e chuva pontualmente intensa para quase todo o Estado.

Em meio a onda de calor que atinge o Sul do Brasil, Santa Catarina registrou temperatura de 43ºC na segunda-feira (5) na cidade de Itapiranga, no Oeste. De acordo com a Defesa Civil, as altas temperaturas vão seguir altas até o fim da semana.

Durante a tarde desta terça-feira (06), o calor combinado a umidade provocaram pancadas de chuva e temporais isolados no estado. A tarde foi novamente quente e as temperaturas máximas variaram entre 32 e 37°C do Extremo Oeste ao Litoral Norte e entre 25 e 33°C nas demais regiões.

A quarta-feira (07)  será mais um dia de forte calor no estado com temperaturas próximas aos 30°C em todas regiões, estando acima dos 33/34°C em áreas do Vale do Itajaí e próximas ou acima dos 35/37°C no Oeste do estado.

Entretanto, o forte calor, a disponibilidade de umidade e a presença de instabilidades atmosféricas, favorecem a formação de pancadas de chuva e temporais isolados com chuva em praticamente todas as regiões a partir do final da manhã e principalmente no decorrer da tarde e início da noite.

Defesa Civil de SC / Divulgação

risco moderado para destelhamentos, queda de árvores, danos na rede elétrica, entre outros. 

A chuva pode ser volumosa em curtos períodos de tempo, provocando alagamentos e enxurradas pontuais, especialmente entre o Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e áreas serranas do Planalto Sul e Grande Florianópolis. No Litoral Sul e em parte do Planalto Sul, o risco é baixo.

Na quinta-feira (08), o tempo novamente terá sol e variação de nuvens em todas as regiões, e a partir da tarde, retornam as condições para pancadas isoladas de chuva e temporais isolados (típicos de verão).

Entre a sexta-feira (09) e o sábado (10), o forte calor segue presente e as temperaturas máximas permanecem acima dos 30°C em praticamente todas as regiões, com exceção dos pontos mais altos da Serra, onde elas ficam em torno dos 28°C.

As temperaturas mais elevadas devem ocorrer no Extremo Oeste e no Oeste, onde podem elas podem ultrapassar os 40°C. A condição para pancadas de chuva e temporais isolados diminui no final de semana, mas ainda mantendo o risco baixo para ocorrências relacionadas.

Cuidados

A Defesa Civil afirmou que a onda de calor traz o risco de desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias. A recomendação é que a população se mantenha hidratada e evite exposição solar nas horas mais quentes do dia.

Notícia Anterior

SEGURANÇA PÚBLICA
Comissão do Senado aprova fim da “saidinha” para presos

Próxima Notícia

FELIZ ANIVERSÁRIO
‘Terror do INSS’ faz 123 anos e família comemora; ele está ótimo