Em meio a onda de calor que atinge o Sul do Brasil, Santa Catarina registrou temperatura de 43ºC na segunda-feira (5) na cidade de Itapiranga, no Oeste. De acordo com a Defesa Civil, as altas temperaturas vão seguir altas até o fim da semana.
Durante a tarde desta terça-feira (06), o calor combinado a umidade provocaram pancadas de chuva e temporais isolados no estado. A tarde foi novamente quente e as temperaturas máximas variaram entre 32 e 37°C do Extremo Oeste ao Litoral Norte e entre 25 e 33°C nas demais regiões.
A quarta-feira (07) será mais um dia de forte calor no estado com temperaturas próximas aos 30°C em todas regiões, estando acima dos 33/34°C em áreas do Vale do Itajaí e próximas ou acima dos 35/37°C no Oeste do estado.
Entretanto, o forte calor, a disponibilidade de umidade e a presença de instabilidades atmosféricas, favorecem a formação de pancadas de chuva e temporais isolados com chuva em praticamente todas as regiões a partir do final da manhã e principalmente no decorrer da tarde e início da noite.
Há risco moderado para destelhamentos, queda de árvores, danos na rede elétrica, entre outros.
A chuva pode ser volumosa em curtos períodos de tempo, provocando alagamentos e enxurradas pontuais, especialmente entre o Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e áreas serranas do Planalto Sul e Grande Florianópolis. No Litoral Sul e em parte do Planalto Sul, o risco é baixo.
Na quinta-feira (08), o tempo novamente terá sol e variação de nuvens em todas as regiões, e a partir da tarde, retornam as condições para pancadas isoladas de chuva e temporais isolados (típicos de verão).
Entre a sexta-feira (09) e o sábado (10), o forte calor segue presente e as temperaturas máximas permanecem acima dos 30°C em praticamente todas as regiões, com exceção dos pontos mais altos da Serra, onde elas ficam em torno dos 28°C.
As temperaturas mais elevadas devem ocorrer no Extremo Oeste e no Oeste, onde podem elas podem ultrapassar os 40°C. A condição para pancadas de chuva e temporais isolados diminui no final de semana, mas ainda mantendo o risco baixo para ocorrências relacionadas.
Cuidados
A Defesa Civil afirmou que a onda de calor traz o risco de desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias. A recomendação é que a população se mantenha hidratada e evite exposição solar nas horas mais quentes do dia.