Confirmando as previsões e alertas da Defesa Civil catarinense, as chuvas chegaram a Santa Catarina e deixaram diversos municípios em alerta. Até o momento, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) já realizou 79 atendimentos relacionados às chuvas, em 47 municípios, com empenho de 180 bombeiros e 63 viaturas.
Desde a tarde de quinta-feira (2), as equipes atuaram nas buscas por Clenor Raichett, de 61 anos, que estava dentro de um carro que foi arrastando em Ipira.
Por volta das 7h30 de hoje, o veículo foi localizado, retirado do rio e a vítima foi localizada no seu interior. As equipes atuaram no desencarceramento do corpo e fizeram o acionamento da Polícia Militar e Polícia Científica para realização dos procedimentos necessários.
O Corpo de Bombeiros pede que a população fique atenta aos alertas, busque informações nos canais oficiais do governo e respeitem as orientações de não atravessar áreas alagadas pois a prioridade sempre deve ser a vida.
As equipes do CBMSC seguem monitorando também o Rio Uruguai em Itapiranga. em pontos onde é comum as pessoas realizarem a travessia do rio e em áreas de camping. A ação está sendo realizada para que seja possível realizar a orientação para os moradores ribeirinhos para que retirem seus pertences a tempo, caso seja necessário.
Alerta máximo
Cidades de Santa Catarina entraram em “alerta máximo” para deslizamentos de terra e desabamentos de estruturas, segundo boletim da Defesa Civil desta sexta-feira (3). A região do Oeste é a mais atingida pelas chuvas que atingem o Sul do país.
Ao todo, 20 cidades registraram volumes elevados nas últimas 48h. Em Seara, onde choveu menos entre as mais castigadas do estado, foram 100 milímetros durante este período.
Conforme boletim divulgado nesta manhã, em dois dias, choveu 202 milímetros em Capinzal e 201 milímetros Piratuba. O volume por cidade é o dobro do esperado para o mês de maio em todo o estado.
Capinzal e Piratuba são os municípios com maior risco para desastres naturais, segundo alerta da Defesa Civil. Em Capinzal, a estrutura de uma casa, e onde também funcionava um comércio, foi “engolida” por uma cratera que se abriu na quinta-feira (3). Há risco de novos desabamentos. Na mesma região, Itá está em alerta.
Já no Sul catarinense, Praia Grande, capital dos cânions e conhecida pelo turismo de aventura, e Araranguá decretaram situação de emergência por conta das inundações e desastres naturais.
Cidades em alerta em SC
- Piratuba
- Capinzal
- Concordia
- Itá
- Praia Grande
- Erval Velho
- Ouro
- Timbé do Sul
- Campos Novos
- Sombrio
- Tangará
- Joaçaba
- Caibi
- Jacinto Machado
- Pinhalzinho
- Araranguá
- Balneário Gaivota
- Maravilha
- Chapecó
- Seara