O governo federal decidiu nesta sexta-feira (3), adiar a aplicação das provas do CNU (Concurso Nacional Unificado), conhecido como ‘Enen dos Concursos’, em todo o Brasil. O exame estava marcado para domingo (5). A decisão se justifica pela situação de calamidade pública causada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, onde 37 pessoas já morreram cerca de 70 estão desaparecidos.
O governo, contudo, manteve as discussões internas para encontrar uma “saída jurídica” a fim de evitar prejuízo aos candidatos que fariam as provas em cidades gaúchas.
O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, declarou pela manhã que 96 mil pessoas se inscreveram para fazer provas do CNU em 10 cidades do Rio Grande do Sul. Mais de 9 mil indicaram Santa Maria para realizar o exame, uma das principais cidades afetadas pelas fortes chuvas.
No país foram cerca de 2,5 milhões de inscritos. No concurso, estão em jogo 6.640 vagas em 21 órgãos públicos.
“O compromisso do governo [é] que ninguém seja prejudicado. Ninguém pode deixar de participar do concurso porque está numa cidade em situação de emergência ou está numa cidade em que o bloqueio impede acesso à cidade onde vai ter a prova”, disse Pimenta em entrevista à emissora oficial do governo. Uma nova data ainda não foi definida.