telemedicina

Festa religiosa de Corpus Christi reúne fiéis em todo o Brasil

Avatar photo
Corpus Christi é uma celebração católica que acontece 60 dias após a Páscoa, na primeira quinta-feira após os domingos da Santíssima Trindade e de Pentecostes.

Os tapetes de Corpus Christi (Corpo de Cristo) em frente às igrejas das cidades brasileiras são uma tradição que reúne fiéis de paróquias e movimentos religiosos. Em geral, eles são feitos com o uso de sal grosso, serragem, borra de café e colorantes.

Nos países que têm o catolicismo como uma de suas religiões, a população comemora o dia de Corpus Christi conforme sua cultura local. Assim, a data tem diferentes formas de ser celebrada, mas tendo em comum a união em torno do sacramento deixado por Jesus na eucaristia.

Dom Geraldo de Paula, da Arquidiocese de Niterói, contou que foram os portugueses que trouxeram a confecção dos tapetes para o Brasil como forma de evangelização.

“Eles trouxeram essa tradição, esse costume de enfeitar as ruas neste dia da solenidade do Corpo de Deus. Esse momento que temos de montar os tapetes é muito interessante porque é um espaço para todos, desde crianças até idosos. Isso acaba atraindo mais pessoas porque veem ali como um lugar aberto onde as pessoas podem colocar a sua criatividade. É um espaço abençoado de com vivência”, disse.

A solenidade ocorre sempre na quinta-feira após a festa religiosa da Santíssima Trindade e atende a uma recomendação do Código do Direito Canônico, no qual pede à comunidade diocesana para “testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia”.

Nesse dia a Igreja celebra a presença de Cristo na eucaristia para lembrar a morte e ressurreição do Senhor.

A celebração começou em 11 de agosto de 1264 com o papa Urbano IV. Mas a origem do evento religioso é no ano de 1247, em Liège, na Bélgica. Conforme a arquidiocese de São Paulo, na época, “surgiu um movimento eucarístico com a finalidade de propagar a fé católica na presença real de Cristo nas espécies eucarísticas”.

“Naquela ocasião, aconteceu a primeira procissão eucarística pelas ruas da cidade. Anos depois, essa celebração se tornou nacional e, em 1313, o papa Clemente V a estabeleceu como uma festa de caráter mundial”, diz o texto publicado no site da arquidiocese.

Notícia Anterior

CRIME PREMEDITADO
Pai envenena filho com chumbinho às vésperas do aniversário por vingança contra a ex, diz polícia

Próxima Notícia

ECONOMIA
Santa Catarina gera 13,4 mil novos empregos em abril