Na tarde de sábado (11) atracou junto ao cais do Estaleiro Rio Grande o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, da Marinha do Brasil, o maior navio de guerra da América do Sul. A Embarcação tem 203,43 metros de comprimento, pista de pousos e decolagens de 170 metros, e capacidade para 1,4 mil militares, 40 veículos e 18 aeronaves.
O NAM Atlântico saiu na quarta-feira (8) da Base Naval do Rio de Janeiro e atracou em Rio Grande (RS) com 164 toneladas de donativos.
A embarcação levou até a cidade do Rio Grande 1.350 militares em missão humanitária, 38 veículos, 24 embarcações de pequeno e médio porte, 3 helicópteros e duas estações de tratamento de água com capacidade de produzir 20 mil litros de água potável por hora.
Segundo a Marinha, o Capitânia da Esquadra brasileira conta com um hospital de campanha equipado com UTI, e equipe médica com Ortopedista, Cirurgião Geral, Anestesista, Clínico Geral, Cirurgião Dentista, Farmacêutico e profissionais de Enfermagem e Saúde Bucal, para auxílio às vítimas.
O navio compõe a frota que está no Rio Grande do Sul como parte do esforço da Marinha nos trabalhos de enfrentamento aos danos causados pela enchente que atingiu 441 cidades.
O estado tem 136 mortes confirmadas, 125 desaparecidos e 806 feridos.
Mais de 2,1 milhões de pessoas foram afetadas pelo temporais e cheias que atingem o Rio Grande do Sul desde o final de abril.