DENGUE

LEIA TAMBÉM


Samu de SC transporta bolsas de sangue ao estado gaúcho

Avatar photo
Auxílio foi encaminhado a Passo Fundo e será distribuído de helicóptero para outras regiões do estado gaúcho.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) catarinense realizou ontem (4), o transporte de bolsas de sangue e hemoderivados para serem utilizadas nas cidades atingidas pelas cheias, em decorrência das fortes chuvas, no Rio Grande do Sul.

Foram coletadas 605 bolsas de sangue. O resultado é cerca de 15% superior a um dia comum de coleta, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). As captações ocorreram nas unidades de Florianópolis, Criciúma, Blumenau, Joaçaba, Chapecó, Lages, Joinville e Jaraguá do Sul. 

O diretor do Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, Dionísio Medeiros, explica como foi a logística das bolsas de sangue para o Rio Grande do Sul.

“O Samu de Santa Catarina conduziu esse material até Passo Fundo. De lá, esse sangue vai ser distribuído para todas as regiões atingidas pelas cheias. O envio das bolsas será feito de helicóptero para os locais que precisam do sangue”, reforça.

Ao longo da próxima semana serão encaminhadas mais bolsas de sangue e hemoderivados que estão sendo coletadas no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) das oito regiões de SC.

Além disso, neste domingo (5), o estado catarinense mandou uma segunda aeronave ao estado gaúcho para ajudar em resgates.

Ajuda de SC ao RS

Pelo menos 516 pessoas e 84 animais ilhados nas enchentes do Rio Grande do Sul foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina desde quarta-feira (1º), informou a corporação. O estado vizinho tem 75 mortes confirmadas por causa dos temporais.

A maioria dos resgatados, segundo os bombeiros, aguardava socorro em cima de telhados e até em árvores.