telemedicina

Dengue: combater a doença no inverno é fundamental para evitar alta de casos nos meses mais quentes

Avatar photo
A dengue é uma doença que pode levar a complicações graves e até a morte, por isso, a prevenção deve se estender ao longo de todo ano.

O inverno começou há quatro dias. E é nessa época do ano que a população tende a relaxar no combate à dengue. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde alerta: é preciso manter os cuidados e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti mesmo em dias mais frios para evitar a alta de casos nos meses mais quentes e chuvosos.

“O mosquito tende a circular menos em dias mais frios, entretanto, ele continua a depositar seus ovos, que podem aguentar mais de um ano em ambiente seco, e eclodirem assim que as condições favoráveis retornarem”, explica João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica de SC.

A dengue é uma doença que pode levar a complicações graves e até a morte, por isso, a prevenção deve se estender ao longo de todo ano. “É preciso que semanalmente, todos continuem vistoriando suas casas, quintais e ambientes de trabalho. Evitar a proliferação do mosquito é a melhor forma de prevenir a dengue”, destaca o diretor.

Além disso, a população deve ficar atenta aos sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça e no corpo, náuseas e vômitos, e procurar atendimento médico imediato em caso de suspeita. A detecção precoce da doença é fundamental para evitar complicações.

De acordo com o último informe epidemiológico, divulgado no dia 19 pela DIVE, o estado tem mais de 340 mil casos prováveis de dengue, com 260 óbitos confirmados. Além disso, 169 municípios catarinenses são considerados infestados pelo Aedes aegypti.

Notícia Anterior

PROJETO DE LEI
Senado pode votar implantação de hortas comunitárias em terrenos da União

Próxima Notícia

TRAGÉDIA CLIMÁTICA
Mortes no RS sobem para 178; 34 pessoas estão desaparecidas