Canoinhas em luto: taxista é assassinado e adolescentes confessam o crime

Avatar photo
Os três adolescentes envolvidos no crime foram presos em Joinville.

LEIA TAMBÉM

Na madrugada desta terça-feira (27), um taxista foi assassinado durante um assalto, crime conhecido como latrocínio. Com ação rápida da Polícia Militar, três adolescentes envolvidos foram apreendidos na cidade de Joinville poucas horas após o ocorrido.

De acordo com informações da PM, a ocorrência teve início por volta das 19h de segunda-feira, quando o taxista, após ser contatado por um conhecido, aceitou realizar uma corrida partindo do posto de combustíveis no bairro Piedade, em Canoinhas.

O taxista, identificado como Aloir Jankovsky, de 64 anos, que não costumava trabalhar à noite, aceitou a solicitação por se tratar de alguém de seu círculo de conhecidos.

Ele foi visto pela última vez por volta das 20h, quando sua filha, preocupada com o sumiço do pai, começou a tentar buscar informações através de ligações e mensagens.

Devido à demora no retorno e sem respostas as ligações, acionou a Polícia Militar relatando o desaparecimento.

A Central de Operação da Polícia Militar de Canoinhas já havia recebido informações de movimentação suspeita de um táxi de Canoinhas, com as características da GM Tracker de Jankovsky, em outras cidades da região.

Veículo foi identificado em um posto de gasolina – Foto: Polícia Militar/Divulgação

Assim, a PM iniciou uma busca intensa, monitorando o trajeto do veículo, que passou por Mafra, Rio Negro(PR) e Rio Negrinho, sendo que a investigação avançou rapidamente e, já em Joinville, a guarnição conseguiu abordar o veículo suspeito.

Dentro do carro, foram encontrados os três adolescentes, de 14, 15 e 17 anos, que confessaram o crime.

Após serem apreendidos, os suspeitos informaram à PM que a intenção inicial era roubar o veículo, mas o taxista teria resistido ao assalto, momento em que foi esfaqueado. A partir disso, o trio abandonou o corpo da vítima em uma área rural, entre Canoinhas e Bela Vista do Toldo.

Além dos adolescentes, a Polícia Militar apreendeu a faca utilizada no crime, dois celulares, e uma quantia em dinheiro que estava dividida entre os autores. O veículo também foi apreendido e todos foram conduzidos à Central de Polícia para os procedimentos legais.

Pouco tempo depois, o corpo do taxista foi localizado na área mencionada pelos criminosos, encerrando o ciclo de buscas.

Local onde o corpo foi encontrado – Foto: Polícia Militar/Divulgação

Segundo a PM, os adolescentes presos já possuíam histórico de envolvimento em outros atos infracionais, o que agrava ainda mais a situação.

O jovem de 17 anos tem passagem policial por furto, o de 15 tem passagens policiais por
posse de drogas, estupro, lesão corporal, ameaça, injúria, calúnia, difamação e tráfico de drogas. O adolescente de 16 anos não tem sem passagem policial.

Comoção e despedida

Em nota, a Polícia Militar lamenta profundamente a perda de uma vida e presta suas condolências à família da vítima.

A Paróquia Santa Cruz de Canoinhas decretou luto oficial pela triste partida de Aloir Jankosky, Ministro da Eucaristia, pertencente a comunidade da Matriz Cristo Rei.

Aloir Jankosky deixa enlutados esposa, três filhos e demais familiares e amigos. Seu corpo srá velado no Centro de Velórios Unissel a partir das 18h desta terça-feira, e será sepultado amanhã (28), às 15h, no Cemitério de Arroios.

Aos familiares, nossas condolências.