Juliana Maciel Hoppe, do PL, foi reeleita prefeita de Canoinhas para um mandato de mais quatro anos.
Juliana foi matematicamente reeleita com 92,97% das urnas apuradas, às 19h43 deste domingo (6), quando os números apontavam que a candidata estava com 52,59% dos votos válidos. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O segundo colocado Paulo Basilio (MDB), estava então com 39,40% dos votos.
Com 15.104 votos válidos, o TSE confirmou a vitória de Juliana Maciel. A vice-prefeita na chapa é a Assistente Social Zenilda Lemos (União Brasil).
O percentual confirma o resultado das pesquisas divulgadas, que colocavam Juliana à frente na intenção de voto dos canoinheses.
Juliana foi eleita prefeita em outubro de 2022, após o prefeito Beto Passos (PSD) e o vice Renato Pike (sem partido), eleitos dois anos antes, serem presos em uma operação que investiga fraudes e corrupção em serviços prestados ao poder público.
A partir disso, em abril de 2022, a Câmara de Vereadores confirmou ter recebido pedidos de impeachment contra o prefeito e o vice. Porém, horas antes da votação, Beto Passos renunciou ao cargo. Já Renato Pike teve o mandato extinto pelos vereadores. Em julho, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina determinou a realização do pleito municipal de forma simultânea às Eleições Gerais.
A prefeita eleita Juliana tem 31 anos, foi professora universitária, advogada e chegou a ser eleita vereadora de Canoinhas, em 2020. Em mais de 111 anos de história, em 2022 foi a primeira mulher eleita para o comando do Executivo Municipal.
Confira resultado oficial, com 100% das urnas totalizadas (vereadores e prefeito/vice).
Vereadores eleitos
- Gil Baiano (PL) – 1.778 votos
- Rosi Crestani (PRD) – 1.209 votos
- Enfermeira Kátia (Republicanos) – 1.183 votos
- Tati Carvalho (MDB) – 1.158 votos
- Cesão do Táxi (MDB) – 847 votos
- Marcos Homer (PL) – 792 votos
- André Flenik (PL) – 781 votos
- Jubanski (PP) – 709 votos
- James Brey (União) – 698 votos
- Dr. Ivan (PP) – 686 votos