O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil, segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.
A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina, onde a chuva pode vir pontualmente intensa, devido a formação de áreas de instabilidade, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná.
Previsão para Santa Catarina
Para esta sexta-feira (22), entre o Grande Oeste e parte dos Planaltos, ainda há condições para temporais isolados, principalmente entre a tarde e a noite, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais. O vento perde força, mas o mar segue agitado em todo o litoral.
No sábado (23), a circulação marítima segue presente e a chuva persiste em toda a faixa litorânea. A chuva ocorre com fraca a moderada intensidade, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Já no Litoral Norte, a chuva pode vir pontualmente intensa, devido a formação de áreas de instabilidade, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná,
Nas demais regiões, o tempo volta a ficar mais estável, com sol entre nuvens e condições para chuva fraca, isolada e passageira, apenas.
No domingo (24), a circulação marítima começa a perder força e o sol volta a aparecer na faixa litorânea. A chuva diminui, mas ainda persiste em toda a faixa entre o leste dos Planaltos e o Litoral.
Espera-se chuvisco/chuva fraca, entre os Planaltos e o Litoral Sul e chuva fraca a moderada entre a Grande Florianópolis, Vale e Litoral Norte, alternando com aberturas de sol. Já no Grande Oeste o tempo fica firme, com predomínio de sol e poucas nuvens.