O Ministério das Comunicações destinou R$ 56,7 milhões de recursos não reembolsáveis do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para conectar 500 mil alunos de escolas públicas do Norte e Nordeste do país.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é o responsável pela operação do crédito. Os valores serão repassados a três empresas, todas foram selecionadas por meio de chamada pública em agosto deste ano.
Mais de 500 mil alunos de 1,4 mil escolas públicas nas regiões Norte e Nordeste serão beneficiados. As duas regiões possuem os menores índices de conectividade na educação básica do país.
As operações reforçam a estratégia do Governo Federal para universalização do acesso à internet nas escolas e para promoção da inclusão e da transformação digital, objetivos da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec).
Das 1,4 mil instituições de ensino beneficiadas, 76% estão no Norte e 24% no Nordeste: 529 delas nos estados do Amapá e Pará; 526 no Acre e Amazonas; e 341 na Bahia, Maranhão e Paraíba.