tres_barras

refis

Pai e filho, cães do Corpo de Bombeiros de SC conquistam aposentadoria

Avatar photo
Bravo e Chewbacca conquistaram a aposentadoria após realizarem diversas missões de busca ao longo de suas carreiras junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

LEIA TAMBÉM

Um trabalho essencial para as missões de busca e resgate: assim é a cinotecnia, técnica desenvolvida pelos binômios, a dupla formada pelo bombeiro com o seu cão. Nesta semana, dois cães do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) conquistaram a aposentadoria após realizarem diversas missões de busca ao longo de suas carreiras: Bravo e Chewbacca.

Em uma cerimônia realizada no quartel do CBMSC em Blumenau, na segunda-feira (25), eles foram homenageados por suas trajetórias na corporação e receberam a Medalha do Mérito Cinotécnico.

Os binômios Major Clemente Stähelin Michels, com o cão Chewbacca, e o Sargento Jacques Douglas Romão, com Bravo, foram destaques na cerimônia.

“Ambos têm uma considerável história dentro da cinotecnia do CBMSC, estão há muito tempo atuando. Então, respeitosamente, a Coordenadoria homenageia os cães Chewbacca e Bravo, que agora passam para a aposentadoria, e também reconhece e enaltece o trabalho do Major Michels e do Sargento Romão ao longo de todo esse tempo, com muita dedicação,” destacou o Major Alan Delei Cielusinski, presidente da Coordenadoria de Busca e Resgate de Salvamento com Cães do CBMSC.

Histórias de serviço

Chewbacca, com 8 anos, atuava desde 2017 e participou de operações de grande repercussão, como o rompimento da barragem de Brumadinho (2019) e os deslizamentos em Petrópolis (2022) e Pernambuco (2023). Ele também esteve presente em diversas buscas por desaparecidos em Santa Catarina.

Chewbacca e seu tutor, Major Michels, atuando na tragédia em Brumadinho, em 2019 – Reprodução/Instagram

Bravo, de 10 anos, alcançou uma certificação internacional aos 18 meses de idade, sendo o mais jovem a atingir esse marco no Brasil, em maio de 2016. Sua carreira incluiu missões em Brumadinho (2019), Presidente Getúlio (2020), Petrópolis e Recife (2022) e no Vale do Taquari (2023 e 2024).

Bravo e seu tutor, Sargento Romão, em missão nas enchentes no Rio Grande do Sul, em maio de 2024 – Divulgação

Os dois cães, pai e filho, compartilharam missões e agora compartilham a aposentadoria. Sob os cuidados de seus tutores, Bravo e Chewbacca encerram suas trajetórias de serviço, mas mantêm o vínculo com aqueles que estiveram ao seu lado nas operações.

A homenagem simboliza o reconhecimento à dedicação dos animais e à parceria indispensável entre cães e bombeiros em missões de resgate e salvamento.

A cinotecnia do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que teve início em 2003 em Xanxerê, consolidou-se como referência nacional em operações de busca e resgate.

Com 20 anos de atuação, a corporação conta hoje com 11 cães certificados, preparados para diversas missões, além de uma Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães.

Notícia Anterior

JUSTIÇA
Cirurgião plástico é denunciado por lesão corporal gravíssima de paciente em SC

Próxima Notícia

OPERAÇÃO OURO VERDE
Ex-coordenadora é investigada por lavagem de dinheiro em Canoinhas