Durante a tarde deste domingo (17), o sol predominou em todas as regiões do estado, favorecendo à elevação das temperaturas que atingiram os 37°C no Extremo Oeste, variaram entre 33 e 36°C no Meio-Oeste, Oeste e Litoral Sul e de 27 a 30°C nas demais regiões.
Todo esse calor combinado a umidade disponível, favoreceu a formação de áreas de instabilidade que provocaram e ainda provocam pancadas de chuva e trovoadas isoladas pelo estado.
A segunda-feira (18) inicia com variação de nebulosidade e tempo firme no estado. No decorrer das horas, as nuvens tendem a diminuir, o sol aparece mais, as temperaturas sobem e faz calor à tarde. A partir da tarde, a aproximação de uma frente fria, somada a disponibilidade de calor e umidade, favorece a condição para temporais isolados em praticamente todas as regiões.
Nas áreas litorâneas a chuva é reforçada pela circulação marítima, com condições para chuvas pontualmente intensas, principalmente no Litoral Norte.
Já na terça-feira (19), o avanço da frente fria reforça as instabilidades, provocando chuva pontualmente intensa e temporais em todas as regiões, principalmente a partir da tarde.
Até a quarta-feira (20) há condições para temporais em todas as regiões catarinenses, devido a formação de um sistema de baixa pressão, com centro sobre o estado, combinado ao calor e umidade transportados da região amazônica.
Entre a noite de quarta-feira (20) e a sexta-feira (22), a chuva passa a apresentar caracterísiticas diferentes entre o interior e o Litoral do estado. No Litoral, a chuva ocorre de forma persistente e volumosa, com a intensificação da circulação marítima, provocada pelo giro do sistema de baixa pressão no mar.
Do Extremo Oeste aos planaltos ocorre na forma de pancadas, acompanhadas por temporais isolados em especial entre as tarde e noites.