DENGUE

Temporal em SC provoca deslizamentos, alagamentos e destrói estrutura da Festa do Tiro

Avatar photo
Além do norte catarinense, a chuva atingiu o Oeste, Serra e Sul de Santa Catarina.

LEIA TAMBÉM

A chuva volumosa desta quinta-feira (7) gerou diversas ocorrências que foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de SC. Já no Paraná, uma tragédia foi registrada em General Carneiro, onde uma criança de 2 anos foi arrastada pela enxurrada enquanto dormia. Ela segue desaparecida.

Em São Bento do Sul, no Norte catarinense, um deslizamento de terra atingiu uma casa no bairro Vinte e Cinco de Julho. A residência abrigava uma família de cinco pessoas. Felizmento todos saíram ilesos. A Defesa Civil avalia os danos na estrutura da casa.

O município também enfrentou quedas de árvores, desmoronamentos e alagamentos.

Em Jaraguá do Sul, o temporal derrubou parte da estrutura da Festa do Tiro e deixou a roda-gigante instalada para o evento debaixo d’água.

Com estande de tiro, bebidas alcoólicas e atrações musicais, a Schützenfest está instalada próximo ao Rio Jaraguá, que subiu de 2,5 metros de nível por conta do volume de água. Alerta emitido pela Defesa Civil, nesta quinta, indica estado de observação e risco moderado para ocorrências na região.

Em Rio Negrinho, bombeiros atenderam uma ocorrência de queda de árvore no bairro Lençol. A árvore estava caída em via pública e apoiada ao longo do seu comprimento na rede elétrica de alta e baixa tensão.

Além do norte catarinense, a chuva atingiu o Oeste, Serra e Sul de Santa Catarina. Em Aberlardo Luz, o vendaval provocou a queda de um silo com 20 toneladas de ração sobre um aviário. Na Serra do Rio do Rastro, uma cachoeira se formou por conta da quantidade da água na pista.

Queda de silo em Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina — Foto: Reprodução

Em São Domingos, entre 23h de quarta e 2h desta quinta, uma enxurrada elevou o nível do rio de forma abrupta, que invadiu algumas casas da cidade. Foram ao menos 15 pessoas resgatadas, principalmente idosos e crianças, de casas atingidas. Duas pessoas foram encaminhadas ao pronto socorro em razão de sua condição clínica e idade avançada, segundo os socorristas.

De acordo com a Defesa Civil, entre a tarde e noite de hoje as instabilidades se espalham por todo estado a partir da divisa com o RS com condições para temporais com chuva intensa, raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. 

Na sexta-feira (08), a frente fria se afasta do estado. No entanto, a circulação de umidade gerada pela formação de um Ciclone Extratropical (distante da costa, em alto mar) mantém maior cobertura de nuvens entre o Meio-Oeste e litoral, onde ainda haverá condições para chuva passageira. 

VOCÊ VIU?