DENGUE

Virada do mês marcada por risco de tempo severo em Santa Catarina

Avatar photo
No domingo, as instabilidades se intensificam, em razão da aproximação de uma frente fria. São esperadas tempestades com alto risco de alagamentos.

LEIA TAMBÉM

Esta sexta-feira (29) foi marcada pelo calor e tempo instável no Estado. A nebulosidade predominou em todas as regiões, com chuvas rápidas no Litoral Sul e o Planalto Sul, mas sem causar transtornos.

Já no sábado (30), as condições para temporais aumentam em todas as regiões de Santa Catarina, com maior intensidade do Grande Oeste ao Norte do estado. Nessas áreas, há risco moderado de alagamentos, destelhamentos e danos à rede elétrica, devido à combinação de baixa pressão atmosférica, calor e alta umidade.

No domingo (1º) as instabilidades se intensificam, marcando o início de dezembro com chance de tempo severo, em razão da aproximação de uma frente fria. A partir da tarde, são esperadas tempestades com alto risco de alagamentos, queda de galhos e árvores, danos à rede elétrica e enxurradas. 

Inicialmente, a chuva será mais dispersa, associada a condição conhecida como pré-frontal, que ocorre antes da chegada da frente fria. Já entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira, com o avanço da frente fria, a tempestade traz raios, rajadas de vento e queda de granizo, com risco elevado que se estende até o início da tarde de segunda-feira.

Alerta vale para todas as regiões do Estado – Imagem: Defesa Civil de SC

Também vale destacar que a frente fria deve provocar ventos intensos nas áreas costeiras, de quadrante sul, com rajadas acima de 50 km/h. Além disso, os ventos provocam agitação marítima no Litoral Sul, com ondas de até 3,0m em alto mar. 

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina orienta que a população se mantenha atenta às atualizações da previsão do tempo,