O ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL) usou sua conta na rede social X para publicar, nesta quinta-feira (2), um vídeo acusatório, afirmando que o Partido dos Trabalhadores (PT), do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, fará com o Brasil a mesma coisa que, supostamente, fez com a Venezuela.
“Faça simples comparações e tire suas conclusões”, escreveu Bolsonaro ao postar o vídeo de um comentarista de direita. Durante o vídeo, é afirmado que o PT ajudou a Venezuela a virar um país no qual é ruim viver, o que teria gerado ondas de êxodo.
“Os caras [PT] ajudaram a fazer na Venezuela. A Venezuela sofreu um êxodo em levas. Foi saindo primeiro quem tinha dinheiro e estava antenado. Depois, foi saindo gente classe média alta, depois foi a classe média e depois ficaram os pobres e quem tava ligado ao sistema ou quem não conseguiu ou não quis sair”, diz o narrador.
Ainda é dito que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi o grande financiador dos governos de Hugo Chávez e de Nicolás Maduro. Assista o vídeo abaixo.
No último dia do ano, Bolsonaro também em um post no X, aponta Lula como recordista do ano: Recorde em prejuízos nas estatais, recorde em aumento de impostos, recorde em desvalorização do real e recordista em gastos com viagens, entre outros.
Afastado de Maduro, Lula deve faltar à posse do venezuelano
Fontes do governo federal informaram nesta quinta-feira (2) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá enviar a diplomata Glivânia Maria de Oliveira, embaixadora do Brasil em Caracas, à posse de Nicolás Maduro no terceiro mandato como presidente da Venezuela.
A cerimônia está marcada para o próximo dia 10 de janeiro. Sucessor de Hugo Chávez, Maduro está no poder desde 2013 e é acusado pela oposição, por países e organismos internacionais de ter fraudado o resultado eleitoral.
Oficialmente, o Brasil não reconheceu a vitória de Maduro nem da oposição.