DENGUE

Chuvas continuam irregulares em Santa Catarina nos próximos dias

Avatar photo
A tendência é que essa previsão se estenda pelo menos até meados da próxima semana.

Neste final de semana e na segunda-feira (13), o padrão de chuvas irregulares observado ao longo desta semana se manterá, trazendo apenas temporais isolados para algumas áreas do Extremo Oeste aos Planaltos, de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina.

Já no litoral catarinense, a entrada de umidade do oceano para o continente deixará o tempo mais fechado, com condições para chuvas ocasionais, principalmente nos extremos do dia (amanhecer e anoitecer).

Essa condição se deve à atuação de um bloqueio atmosférico, que mantém os sistemas meteorológicos que trazem chuva — como ciclones e frentes frias — afastados do estado. Como o bloqueio continuará nos próximos dias, não há previsão de mudanças significativas nas condições do tempo.

Com isso, durante a maior parte do dia o sol aparecerá no interior de SC, favorecendo o aumento das temperaturas. Esse calor, somado à instabilidade, traz condições para temporais isolados entre as tardes e noites desta sexta-feira (10) até a próxima segunda-feira (13). Apenas no domingo (12) o tempo deverá ficar mais seco, sem previsão de temporais.

CONFIRA A PREVISÃO – No sábado (11), as condições para temporais aumentam, principalmente no Grande Oeste catarinense e em áreas próximas ao Paraná, porém o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. O dia  inicia com temperaturas variando entre 10 e 13°C nas regiões serranas e entre 14 e 20°C nas demais regiões. À tarde, as máximas ficam próximas dos 35°C no Oeste e não passam dos 26°C nas demais regiões.  

No domingo (12) as condições de tempo permanecem semelhantes: condições para temporais isolados, principalmente no Grande Oeste catarinense, e condições para chuva fraca no litoral e em áreas próximas. À tarde, as máximas ficam próximas dos 35°C no Oeste e não passam dos 26°C nas demais regiões. 

Na segunda-feira (13) e na terça-feira (14), as condições para temporais diminuem em grande parte do estado, ocorrendo de maneira ainda mais isolada no Oeste Catarinense.

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.