Placas indicativas nas praias de Santa Catarina terão QR Code

Avatar photo
O visitante, por meio do celular, poderá acessar o relatório atualizado e todo o histórico da localidade.

As placas indicativas de balneabilidade nas praias de Santa Catarina que indicam se o local está “próprio” ou “impróprio” para banho serão modificadas pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA), órgão do governo estadual, responsável pelas análises.

Tradicionalmente fixadas como um fator educativo aos banhistas sobre a qualidade da água do mar, as placas terão um novo formato, menos indicativo e com a presença de um QR Code, onde o visitante por meio do celular poderá acessar o relatório atualizado e todo o histórico da localidade.

Atualmente são 238 pontos monitorados em 28 cidades do litoral catarinense. O relatório de balneabilidade é divulgado semanalmente e as placas são fixadas a partir do resultado sobre a qualidade da água.

O principal motivo para a mudança no formato dos avisos é o vandalismo, justificou Diego Hemkemeier Silva, diretor de qualidade ambiental do IMA.

“O primeiro motivo, talvez o principal, é o vandalismo, retirada de placas, pichações e por incrível que pareça, em alguns locais a gente já chegou a encontrar a placa imprópria transformada em própria por adesivos falsificados”, detalha.

Outras questões para o vandalismo nas placas são apuradas, como a adulteração não somente pelo dano ao patrimônio público, mas também o interesse de comerciantes locais, onde o objetivo é enganar banhistas sobre as condições da balneabilidade.

“Quando a gente insere a possibilidade nas placas de você consultar por meio do site ou de QR Codes, é mais fácil ainda, você aponta o celular e ele já direciona para nossa página, essa informação pode chegar até mesmo 24 horas antes ao banhista. A ideia é trazer realmente, inicialmente como um piloto, essas informações de forma mais assertiva e ainda mais atualizada para a população e também evitar a questão do vandalismo”, completa o gerente do IMA.

Os dados a quais a população terá acesso sobre a balneabilidade são os divulgados semanalmente pelo órgão, tradicionalmente às sextas-feiras. Na página consta o resultado da coleta, o histórico e se o trecho está próprio ou impróprio para o banho.

As informações podem ser consultadas no endereço: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/.