gripe

Ex-prefeito de Araraquara é eleito novo presidente nacional do PT

Avatar photo
Novo comandante da legenda afirma que maior desafio será a reeleição de Lula.

LEIA TAMBÉM

Edinho Silva, prefeito de Araraquara (SP) por 16 anos, e ex-ministro de Dilma Rousseff (PT), foi eleito, nesta segunda-feira (7), o novo presidente nacional do PT (Partido dos Trabalhadores). A posse está programada para agosto, durante um encontro nacional do PT.

A eleição aconteceu depois de oito anos de gestão de Gleisi Hoffmann. Então líder do PT no Senado, ela assumiu o partido em junho de 2017, em meio à Operação Lava Jato, momento mais delicado da história da sigla. Ela passou o posto temporariamente ao senador Humberto Costa (PT-PE) quando foi nomeada ministra das Relações Institucionais, em março deste ano.

A sigla realizou, no último domingo (6), o PED (Processo de Eleições Diretas), que escolheu os novos dirigentes do partido nos níveis nacional, estadual e municipal.

O resultado saiu após o partido conseguir reverter a decisão que suspendeu a votação em Minas Gerais ontem. Um litígio sobre a inclusão da candidatura da deputada Dandara Tonantzin (PT-MG) ao diretório estadual travou a votação no estado e, com embate na Justiça, a votação acabou anunciada sem os votos mineiros.

Mesmo sem Minas, Edinho já conseguiu a proporção necessária para anunciar a vitória. Na eleição, Edinho superou o deputado federal Rui Falcão (SP), da corrente Novo Rumo; Valter Pomar, da Articulação de Esquerda; e Romênio Pereira, do Movimento PT.

Edinho tinha apoio velado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O político será responsável por conduzir os rumos do partido nas eleições de 2026, avaliada internamente como uma das mais complexas e desafiadoras dos últimos anos.

Ele classificou a campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o “maior desafio” da legenda. 

Quem é Edinho Silva

Edinho já foi presidente do PT entre 2009 e 2013, eleito com mais de 90% dos votos entre os filiados. Além disso, foi deputado estadual por São Paulo de 2011 a 2015 e coordenou a campanha presidencial de Lula em 2022.

Foi prefeito de Araraquara por quatro mandatos, entre 2001 e 2008 e de 2017 a 2024.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ainda esteve como Secretaria de Comunicação Social (Secom) no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT).

A renovação será um dos principais desafios de Edinho. Com o número de jovens —uma marca do PT nos anos 1980— reduzido a pó depois da Operação Lava Jato, novas lideranças têm surgido, mas o partido precisa de volume.

Lula e membros do governo repetem que, se não tiverem bases regionais e nacionais sólidas, de nada adianta estarem no Planalto. Para isso, é preciso, primeiro, ter um alto número de candidatos.