natal_canoinhas

tres_barras

SAMU desenvolve aplicativo para chamados de emergência por pessoas surdas

Avatar photo
Ferramenta desenvolvida após atuação do Ministério Público já está disponível para Android e visa garantir atendimento inclusivo e acessível.

LEIA TAMBÉM

Como resultado da atuação da 30ª Promotoria de Justiça da Capital, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina lançou um aplicativo móvel que permite a pessoas surdas abrirem chamados de emergência ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por meio de mensagens de texto em tempo real.

O aplicativo, chamado “Solicitação Samu – IT4D”, já está disponível para dispositivos com sistema Android.

O novo canal de atendimento foi anunciado durante reunião realizada na terça-feira (1º), com representantes do SAMU. A iniciativa tem como objetivo oferecer um atendimento mais acessível e eficaz às pessoas surdas e mudas, garantindo comunicação direta com técnicos e médicos reguladores do serviço.

O app está em fase de aprimoramento, com apoio da Fundação Catarinense de Educação Especial, que sugeriu a inclusão de imagens para facilitar a compreensão das informações — levando em conta que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é, na maioria dos casos, a primeira língua das pessoas surdas.

Além do aplicativo, foi anunciada a previsão de funcionamento, ainda em julho, de uma Central Integrada de Emergência, que reunirá o SAMU, Corpo de Bombeiros e outros serviços, ampliando o suporte a pessoas com deficiência em situações de urgência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segundo o Promotor de Justiça Fabrício José Cavalcanti, a iniciativa representa um passo essencial para garantir o direito à saúde de forma equitativa e inclusiva, especialmente para pessoas com deficiência auditiva.

O aplicativo é um dos frutos do inquérito civil instaurado após uma representação apontar falhas no atendimento do SAMU a pessoas surdas. A apuração resultou também na capacitação de profissionais, revisão de protocolos internos e, por fim, no desenvolvimento da nova plataforma de atendimento.

Notícia Anterior

BOMBEIROS
Idosos são resgatados de incêndio em residência em Rio Negrinho

Próxima Notícia

EDUCAÇÃO
Escola Benedito Therézio recebe investimento de R$ 195 mil

VOCÊ VIU?