Como resultado da atuação da 30ª Promotoria de Justiça da Capital, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina lançou um aplicativo móvel que permite a pessoas surdas abrirem chamados de emergência ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por meio de mensagens de texto em tempo real.
O aplicativo, chamado “Solicitação Samu – IT4D”, já está disponível para dispositivos com sistema Android.
O novo canal de atendimento foi anunciado durante reunião realizada na terça-feira (1º), com representantes do SAMU. A iniciativa tem como objetivo oferecer um atendimento mais acessível e eficaz às pessoas surdas e mudas, garantindo comunicação direta com técnicos e médicos reguladores do serviço.
O app está em fase de aprimoramento, com apoio da Fundação Catarinense de Educação Especial, que sugeriu a inclusão de imagens para facilitar a compreensão das informações — levando em conta que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é, na maioria dos casos, a primeira língua das pessoas surdas.
Além do aplicativo, foi anunciada a previsão de funcionamento, ainda em julho, de uma Central Integrada de Emergência, que reunirá o SAMU, Corpo de Bombeiros e outros serviços, ampliando o suporte a pessoas com deficiência em situações de urgência.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Segundo o Promotor de Justiça Fabrício José Cavalcanti, a iniciativa representa um passo essencial para garantir o direito à saúde de forma equitativa e inclusiva, especialmente para pessoas com deficiência auditiva.
O aplicativo é um dos frutos do inquérito civil instaurado após uma representação apontar falhas no atendimento do SAMU a pessoas surdas. A apuração resultou também na capacitação de profissionais, revisão de protocolos internos e, por fim, no desenvolvimento da nova plataforma de atendimento.