Na tarde desta terça-feira (5), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio à 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Araranguá, cumpriu um mandado de prisão e outro de busca e apreensão no município de Araranguá.
Durante a operação, um homem foragido da Justiça foi localizado e preso.
O condenado foi responsabilizado por ordenar um homicídio qualificado ocorrido em 2008, em Balneário Arroio do Silva.
A vítima, André Roberto Alves, conhecido como Beto, era cunhado e sócio do mandante à época dos fatos. O crime foi cometido por motivo torpe e com recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
A motivação do homicídio teria sido a dissolução da sociedade empresarial entre os dois. No dia 6 de fevereiro de 2008, Beto foi abordado ao chegar em casa, na Avenida Beira-Mar, e executado com cinco tiros de revólver.
O julgamento ocorreu 14 anos depois do crime, resultando na condenação do mandante a 24 anos de reclusão. A sentença transitou em julgado, mas o réu estava foragido desde o início de 2024.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Atuação integrada
A operação foi conduzida pelo GAECO, força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. A equipe atua na prevenção e repressão de organizações criminosas no estado.
Além disso, o GAECO conta com o apoio do CyberGAECO, núcleo especializado no combate a crimes praticados em ambientes virtuais, também formado por integrantes das forças de segurança pública catarinenses.