festival

Professora e monitora são demitidas em Canoinhas após agressões a crianças em creche

Avatar photo
Prefeita Juliana Maciel determinou demissão imediata após imagens de câmera de segurança mostrarem crianças sendo arrastadas e puxadas pelos cabelos.

Uma professora e uma monitora de um Centro de Educação Infantil (CEI) da rede municipal de Canoinhas foram exoneradas de seus cargos após a divulgação de imagens de câmeras de segurança que flagraram agressões contra crianças.

A decisão foi publicada no Diário Oficial dos Municípios na última terça-feira, 12 de agosto.

Vídeos do sistema de monitoramento da unidade escolar mostram cenas de crianças sendo arrastadas pelo braço e uma delas sendo puxada pelos cabelos. As imagens foram cruciais para a rápida ação do poder público.

Em declaração firme, a prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel Hoppe, classificou a conduta como inadmissível e anunciou a demissão imediata das servidoras. “Assim que tomei conhecimento dos fatos, determinei a exoneração dessas duas ‘profissionais’ na mesma hora, porque nós tratamos com rigor situações como essa”, afirmou a prefeita.

Além da perda do cargo, a conduta das duas mulheres será formalmente investigada. A prefeita expressou solidariedade aos pais, familiares e aos demais profissionais do CEI afetado pelo incidente.

“É inadmissível que uma professora, que deveria dar amor, carinho e afeto a uma criança, aja de forma violenta dentro de sala de aula”, declarou Juliana. “Não aceito e nunca aceitarei qualquer forma de violência contra nossas crianças. Lugar de educador é para ensinar, acolher e cuidar, nunca para ferir.”

Câmeras como ferramenta de proteção

A prefeita aproveitou o ocorrido para reforçar a importância da instalação de câmeras de monitoramento em todas as unidades de ensino, um projeto em andamento no município. Segundo ela, o sistema serve tanto para proteger os bons profissionais quanto para agir rapidamente quando irregularidades acontecem.

“Quero dizer a vocês, pais, da importância da câmera de monitoramento dentro de todas as salas de aula, para que a gente possa agir de forma rápida e ordeira, dando mais transparência e tranquilidade para os pais e para toda a comunidade”, disse. “Quero garantir que aqui nenhuma situação vai passar impune. Nossas crianças merecem respeito e proteção, sempre.”