fesmate

telemedicina

Rússia faz o maior ataque aéreo a Kiev desde o início da guerra

Avatar photo
A Rússia confirmou o ataque, que matou três pessoas, entre elas uma mãe e seu filho de 3 meses.

A Rússia lançou, durante a madrugada deste domingo (7), o maior ataque à capital da Ucrânia desde o início da guerra. Moscou utilizou mais de 800 drones e mísseis, matando pelo menos três pessoas e ferindo 18, de acordo com as autoridades ucranianas.

Duas das mortes são de uma mãe e seu filho de três meses, cujos corpos foram retirados dos escombros pelas equipes de resgate, anunciou o chefe da administração municipal de Kiev, Tymur Tkachenko.

Na sequência do ataque, um incêndio atingiu o último andar de um edifício administrativo no distrito de Pechersk.

Pela primeira vez, um prédio do governo ucraniano em Kiev foi atingido por um bombardeio. Uma coluna de fumaça foi vista saindo do prédio que abriga os gabinetes dos ministros da Ucrânia.

Ainda não se sabe se o edifício foi diretamente bombardeado ou se foi atingido por destroços de um ataque nas redondezas. Além disso, destroços de drones russos atingiram edifícios residenciais. Segundo a agência de notícias AFP, um ataque a um desses prédios matou duas pessoas. Uma das vítimas é um bebê.

Esses assassinatos agora, quando a diplomacia real já poderia ter começado há muito tempo, são um crime deliberado e um prolongamento da guerra”, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em uma publicação no X, fazendo um novo apelo aos aliados para reforçarem as defesas aéreas da Ucrânia.

A Rússia confirmou o ataque e afirmou que a ofensiva teve como alvo fábricas de armamentos ucranianas, infraestrutura de transporte utilizada pelo Exército da Ucrânia, aeródromos e arsenais.

Segundo a Força Aérea, a Ucrânia conseguiu abater e neutralizar 747 drones e quatro mísseis. Ainda assim, houve nove impactos de mísseis e 56 ataques de drones em 37 localidades. Em oito delas, destroços caíram sobre áreas civis.