A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União uma série de restrições contra produtos alimentícios amplamente comercializados. As medidas incluem a proibição total de uma marca de azeite e a suspensão de lotes específicos de sal grosso e doce de leite por irregularidades em testes de qualidade.
Azeite “Terra das Oliveiras” proibido
O azeite de oliva extravirgem da marca Terra das Oliveiras teve sua comercialização, fabricação e consumo proibidos em todo o país. Segundo a Anvisa, o produto possui origem desconhecida e era vendido principalmente pela loja online Shopee.
A agência detalhou que a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que consta no rótulo como importadora, já foi extinta, o que impede a rastreabilidade e garante a insegurança do produto.
Sal grosso e Doce de Leite
Outros dois produtos populares sofreram sanções por falhas em testes laboratoriais:
- Sal Grosso Marfim: Fabricado pela empresa M Gomes Praxedes, o lote 901124 do sal grosso Marfim foi suspenso por ter reprovado no teste de teor de iodo, que foi considerado insatisfatório. De acordo com a Anvisa, o lote deve ser recolhido.
- Doce de Leite São Benedito (em pedaços): Lotes fabricados em 25 de junho de 2025 foram proibidos. Além da falta de identificação do lote na embalagem, o produto foi reprovado no teste de ácido sórbico (conservante). O produto não poderá ser comercializado, distribuído e nem consumido. De acordo com a Anvisa, o lote desse produto não estava identificado.
Resposta da empresa: A marca São Benedito informou em nota que já colaborou com os órgãos competentes e ajustou seus processos internos para garantir que os novos produtos estejam 100% dentro dos padrões.
A Marfim foi procurada mas não retornou. Já a empresa responsável pela marca Terra das Oliveiras não foi encontrada.












