fesmate

telemedicina

Com ritmo diário de infectados, Brasil pode atingir proporções catastróficas como da Itália

Avatar photo
Região da Lombardia não tem mais espaço para enterrar ou cremar os mortos. Fotogramma / EFE-EPA – 18.3.2020
Com 4.032 mil mortes em um mês, a Itália superou a China, com 3,3 mil, e se tornou o país que mais perdeu vidas humanas no âmbito da pandemia.
Parte da população não está a cumprir ordens de isolamento residencial, segundo o jornal italiano Corriere della Sera. Cerca de 40% da população não está a permanecer em casa.

A imagem da impressionante caravana com caminhões do exército é um exemplo de como a epidemia está atingindo a província de Bérgamo, com cerca de 55 mortes diárias por causa da doença. Foto: Sergio Agazzi /Fotogramma / via Reuters

No Brasil, casos confirmados vêm dobrando a cada 54 horas, mesma curva observada no início da pandemia na Itália.

Se o país mantiver o ritmo diário de infectados pelo novo coronavírus, em pouco tempo pode atingir as proporções catastróficas da Itália.

Até a próxima terça-feira (24), cerca de 3 mil casos positivos devem ser registrados, segundo estudo (veja imagem abaixo) divulgado pelo pelo Observatório do Covid-19 Brasil, formado por físicos da USP, Unicamp, Unesp, UnB, UFABC, Berkley (EUA) e Oldenburg (Alemanha).

Pontos pretos indicam o número de casos confirmados no Brasil por dia. Pontos azuis são a previsão para os próximos 5 dias (entre 4.322 e 6.429 casos em 25/03/2020 ), se a taxa de crescimento continuar a mesma dos últimos 5 dias. Em cinza é o intervalo de confiança dessa previsão.

Dados divulgados em tempo real pelo Dipartimento della Protezione Civile da Itália, mostram que na madrugada deste sábado (21), o número de casos confirmados estava em 47.021 mil.

Bergamo, na região da Lombardia, registra o maior número de casos: 22.264.

Os números ganham ainda mais peso quando comparados ao tamanho da população.
Com 60,4 milhões de pessoas vivendo dentro de suas fronteiras, a Itália tem uma taxa de 5,6 óbitos para cada 100 mil habitantes, enquanto na China, onde vivem 1,4 bilhão de pessoas, o índice é de 0,23/100 mil.

Médicos do principal hospital de Bérgamo estão preocupados com a quantidade de pacientes, e fazem um alerta ao mundo: \”Não é uma gripe\”. \”A maioria dos pacientes tem pneumonia. É uma pneumonia muito severa\”, alertou um médico.

Com a velocidade do contágio do novo coronavírus, o sistema de saúde de Bérgamo está sobrecarregado.

\”Nunca me senti tão estressado na minha vida. Eu sou um intensivista, então estou acostumado com momentos intensos, com escolhas. Quando você chega a esse ponto, você percebe que não é suficiente. Estamos fazendo o nosso melhor, mas talvez não seja suficiente.\”

Sem mais espaço nos cemitérios, e com espera de mais de uma semana para cremação, os corpos das vítimas estão sendo levados por caminhões do exército para outras regiões.
Após a cremação, as cinzas serão transferidas de volta à Bérgamo, local de origem dos falecidos.

ENTENDA PORQUE O ISOLAMENTO SOCIAL É TÃO IMPORTANTE

A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, é assintomática em 86% dos casos, de acordo com João Gabardo, secretario executivo do Ministério da Saúde.

Isso significa que a maioria das pessoas infectadas sequer sabe que está doente, que dirá ser diagnosticada. Essa característica dificulta a contenção da doença, pois se o infectado não é diagnosticado, não é possível isola-lo e ele irá espalhar o problema sem nem saber disso.

Diante disso, a única forma de reduzir o risco de infecção é manter distância de outras pessoas. E é exatamente esse o significado de distanciamento social: ficar longe o suficiente de outras pessoas para que o coronavírus – ou qualquer patógeno – não possa se espalhar. Então

FIQUE EM CASA
Notícia Anterior

Supermercados de Canoinhas e região vão operar em horário diferenciado a partir deste sábado, 21

Próxima Notícia

Prefeitura de Xanxerê é a primeira a decretar toque de recolher no estado