iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Vereador reeleito em Canoinhas diz que \’não tem promessa muito menos uma proposta\’

Avatar photo

Foto: Divulgação/Joselito Beluk

As duas sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Canoinhas, ocorridas após o pleito eleitoral de domingo, foram marcadas por vereadores agradecendo os votos recebidos e a recondução para mais um mandato, caso dos vereadores Gil Baiano (PL) e Wilmar Sudoski (PSD). 

Na segunda-feira (16), Gil Baiano, o mais votado na eleição de domingo, agradeceu aos canoinhenses que confiaram o voto para o seu 4º mandato no legislativo.  Em 12 anos de mandato, o vereador apresentou 12 Projetos de Lei, a maioria deles para autorizar Alvará Provisório de Táxi.

Baiano fez um pronunciamento um tanto quanto confuso, de acordo com internautas que assistiram a sessão:  

\”Em meio o período eleitoral, não fiz nenhum vídeo pedindo votos nem muito menos fazendo propostas e promessas […] mas com quem eu conversei eu expliquei qual era minha proposta ou qual era minha promessa. Não tenho uma promessa muito menos uma proposta. Mas desde o dia que Deus me escolheu e o povo me apoiou, no ano de 2009, pra que eu esteja aqui, eu tenho compromisso com a sociedade\”.

Norma Pereira (PSDB) e o presidente da casa, Paulinho Basilio (MDB), também agradeceram os votos recebidos, ambos concorreram para os cargos de prefeito e vice, respectivamente, mas não foram eleitos. 

Basilio agradeceu a parceria com Norma Pereira, afirmando que \’fizemos uma eleição de convicção, acreditando naquilo que a gente pregou durante esse tempo\’ e desejou sorte ao prefeito reeleito Gilberto dos Passos, \’para que faça um bom mandato e que cuide de Canoinhas\’.

\”Não estou triste, afirmou Paulinho Basilio. Estaria triste se eu tivesse traído tudo aquilo em que acredito [..] então posso seguir firme e forte, com sentimento de vitória, pois a pior traição é aquela que a gente faz pra si mesmo, e isso eu não fiz. Eu segui na minha convicção e agradeço de coração a população que me recebeu com tanto carinho. […] Certamente não deixarei de ser um vigilante da gestão, da oposição. Uma oposição de ideias, de valores, e sem rancor, porque isso não faz bem ao coração. Temos um só objetivo, que é cuidar de Canoinhas\”.

Já na sessão de terça-feira (17),  a vereadora Norma Pereira (PSDB), que foi candidata a prefeita, utilizou a tribuna e agradeceu a cada canoinhense que a recebeu em sua casa durante a campanha, e a cada voto que recebeu nas urnas. Destacou ainda os partidos e os candidatos a vereadores de sua coligação. 

\”Nós fizemos um trabalho honroso em busca do melhor pra nossa cidade, afirmou Norma, e desejo ao prefeito reeleito que faça uma boa gestão. Que o povo receba tudo aquilo que lhe é de direito e merecimento\”.

Ainda na sessão de terça, Norma Pereira solicitou diversos documentos, cópias de contratos e notas fiscais evainda um memorial fotográfico de obra. Solicitou melhorias em tubulação danificada pela prefeitura. 

“Esperamos as respostas desses requerimentos para podermos analisar cada item e repassar para  nossa população. Muitos são pedidos e questionamentos que recebemos dos próprios moradores”, 

Em um dos requerimentos, direcionado ao prefeito Gilberto dos Passos e ao secretário de Planejamento, João Linzmeier, a vereadora solicita cópia do projeto e memorial fotográfico da obra de pavimentação das ruas Alvino Voigt e Júlio Budant Neto, e ainda a informação se há previsão de execução do projeto
de Esgotamento Sanitário nas duas vias. 

“Não será possível que daqui um tempo essas ruas serão todas destruídas para fazer o esgotamento sanitário, isso já deve estar no projeto de execução”, comentou Norma.

Outro requerimento, também encaminhado ao prefeito e ao secretário de Planejamento, a vereadora afirma que em razão de várias autorizações para aterros em locais próximos aos rios ou abaixo da quota, e diante de construções antigas que estão no mesmo nível das ruas, a vereadora solicita informar se há projeto de escoamento da água da chuva por canalização compatível, para evitar prejuízos aos proprietários com imóveis no nível da quota.

O terceiro requerimento da vereadora Norma Pereira, esse direcionado ao prefeito, ao secretário de Planejamento, e ainda ao secretário de Administração Diogo Carlos Seidel, a vereadora solicita informar qual a previsão da retomada e execução do projeto de Esgotamento Sanitário e em que região do município.

No quarto requerimento, direcionado ao prefeito, ao secretário de Administração e ainda ao secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Bradonski, a vereadora Norma afirma que em 13 de outubro de 2020, foi adquirido uma galeria no valor total de R$21.593,41, tendo como fornecedor a empresa Cimentela.


Com isso a vereadora solicita:
  • cópia da Nota Fiscal; 
  • cópia da autorização de fornecimento; 
  • se já houve o pagamento da nota e respectivo empenho; 
  • quem transportou os produtos adquiridos e qual foi o local da entrega; 
  • onde foram instaladas as galerias e quem as instalou;
  • se além da instalação das galerias houveram serviços de maquinário ou outros serviços naquela propriedade; 
  • cópia da solicitação dos serviços pelo proprietário do imóvel onde foi instalado a galeria, bem como, se houve alguma espécie de pagamento pelo proprietário do imóvel e respectiva solicitação dos serviços junto ao município.
A vereadora Norma Pereira ainda apresentou uma indicação para que a prefeitura tome providências urgente em relação aos encanamentos danificados por ocasião da colocação do meio fio na rua Alvino Voigt,  cuja água de esgoto está na calçada e na rua.
Também nesta sessão, o vereador Wilmar Sudoski (PSD), utilizou a tribuna para agradecer a sua recondução a uma cadeira no legislativo municipal. Em 8 anos, Sudoski apresentou 55 Projetos de Lei.