bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Sexto vereador mais votado em Canoinhas é nomeado e assume Secretaria

Avatar photo

Câmara de Vereadores de Canoinhas. Foto: Arquivo

Foi publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM), desta sexta-feira (4), uma portaria com a nomeação do vereador Osmar Oleskovicz, para exercer o cargo de Secretário Municipal de Educação. De acordo com a portaria, a nomeação é válida a partir de 01/12/2020. 

Olescovicz (PSD) foi o 6º vereador mais votado da comarca, com 893 votos, e já ocupava a pasta da Educação antes de se licenciar para fazer campanha e concorrer a uma cadeira no Legislativo.

Pelas redes sociais, muitos eleitores se manifestaram, nas campanhas, como sendo contra um vereador eleito assumir uma pasta no Executivo. 

Primeiro, porque um vereador ao ser candidato, e se eleger, pode ter tirado a vaga de alguém que estava preparado para ser um grande vereador, cumprindo o papel que lhe cabe.

Segundo, porque elegemos vereadores para, além de legislar, fiscalizar o trabalho do executivo. Sair de fiscal para ser integrante do Executivo não faz sentido, na visão dos eleitores.

Legalmente, nada impede que um vereador eleito assuma uma secretaria, pois o prefeito tem o direito de escolher sua equipe de governo enquanto gestor municipal, mas moralmente, o ato não é bem visto por aqueles que o elegeram.
Se fosse pelo desejo da população, o Vereador que se candidata, e é eleito, deveria permanecer no cargo até o fim de seu mandato (4 anos).