Um novo lote com 6 mil litros de insumos para a produção da CoronaVac, vacina contra a Covid-19, chegou na tarde deste sábado (26) ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Segundo o Instituto Butantan, o carregamento de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) vindo da China será suficiente para a produção de 10 milhões de doses da vacina.
A produção do imunizante em território nacional havia sido paralisada por falta de matéria-prima na última sexta-feira (18), após o envio de 2,2 milhões de doses prontas ao governo federal.
Segundo o instituto, a partir do momento que o IFA chega ao Butantan, aguarda-se, em média, 24 horas para que seja possível iniciar o envase.
Nesse período, são avaliados diversos fatores, como a variação de temperatura sofrida com a viagem. Além do envase, os insumos também passam pelos processos de rotulagem, embalagem e controle de qualidade. Todo o processo demora de 15 a 20 dias.
A previsão é a de que as doses produzidas a partir do novo carregamento sejam liberadas para o Ministério da Saúde a partir do dia 15 de julho.