bom_apetite_canoinhas

cursos

Defesa Civil alerta para formação de ciclone em SC com ventos de forte intensidade

Avatar photo
Formação de ciclone pode causar tempestades severas e ventos de até 100 km/h.

LEIA TAMBÉM

Ao longo da próxima quinta-feira (24), um novo ciclone extratropical se formará na altura da costa do Uruguai, alertou a Defesa Civil do estado e a Epagri/Ciram, órgão que monitora a condição atmosférica. Associado ao ciclone, uma nova frente fria avança por Santa Catarina.

Entre a manhã e tarde de quinta, na porção oeste, há risco de temporais, rajadas de vento de forte intensidade, alagamentos e eventual queda de granizo. No decorrer do dia, as áreas de instabilidade avançam para as demais regiões catarinenses.

Ainda, entre a madrugada e manhã do dia 24, por conta da formação do ciclone, são esperadas rajadas de vento de forte intensidade entre o oeste, Planalto sul e Litoral sul.

Os ventos podem superar os 100 km/h, informou a Epagri/Ciram. O risco é maior para as regiões Oeste e Meio-Oeste, onde pode ocorrer tempestade severa.

Essa condição estará associada ao deslocamento de uma frente fria, ligada à formação do ciclone extratropical e à influência do Jato de Baixos Níveis, responsável pelo transporte de ar úmido e quente da região Amazônica, informou o órgão.

Entre a madrugada e manhã de sexta-feira (25) a chuva dá uma trégua, mas a partir da tarde áreas de instabilidade voltam a provocar temporais isolados entre o oeste e o Planalto Norte catarinense.

Para amanhã, terça-feira (22), a umidade vinda do oceano favorece um dia com muitas nuvens e chuva isolada. Na quarta (23), a atuação de uma área de alta pressão deixa o dia com sol, algumas nuvens e temperaturas baixas.