fesmate

telemedicina

MP vai avaliar casos de policiais que recusaram vacina em Santa Catarina

Avatar photo
O comando da PM informou que não obriga e não obrigará nenhum de seus homens e mulheres a receberem a vacina.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) informou nesta quarta-feira (2) que vai analisar os casos dos policiais militares que se recusaram a tomar a vacina contra a Covid-19.

Documentos apontam que ao menos 168 servidores da corporação em todo o estado assinaram documentos afirmando que não tomariam o imunizante.

Os termos têm sido assinados desde 9 de abril, quando começou a imunização das forças de segurança em Santa Catarina, até esta quarta-feira (2).

Segundo o promotor de Justiça Luciano Trierweiller Naschenweng, que atua na área da saúde, por enquanto, será feita uma avaliação sobre o caso de ao menos sete policias que atuam na cidade de Florianópolis e assinaram esses termos de recusa.

Em nota, a PMSC informou ao G1 SC que “não obriga e não obrigará nenhum de seus homens e mulheres a receberem a vacina. A decisão é exclusiva de cada um”.

Ao todo, segundo a PMSC, 60% do efetivo de aproximadamente 10 mil policiais recebeu pelo menos uma das doses.

A Covid-19 contaminou 2.426 policiais militares catarinenses. O número representa cerca de 1 a cada 4 policiais contaminado. Três PMs morreram por complicações causadas pelo coronavírus desde o início da pandemia.

 O professor titular da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, diz que esses agentes não deveriam entrar em contato com a população.

“A função do estado é zelar pela saúde das pessoas, o estado não pode mandar um agente que pode estar com Covid. É muito importante lembrar que muitos policiais passaram na frente de outros grupos prioritários”, explica.

Alguns dos termos assinados por esses policiais têm previsto que eles sejam afastados a critério de seus comandos, mas a PM não deu detalhes sobre esse afastamento e se de fato vai ocorrer.

Notícia Anterior

ACIDENTE NA BR 280
Casal fica ferido em acidente na BR 280 em Porto União

Próxima Notícia

OMISSÃO DE CAUTELA
Mulher fica ferida ao ser atacada por cão em Canoinhas