natal_canoinhas

Lei que acaba com taxa de licenciamento é aprovada e aguarda caneta de Jorginho Mello

Avatar photo
Proposta do deputado Jessé Lopes argumenta que, com o documento digital (CRLV-e), não há mais custo de impressão que justifique a cobrança.

LEIA TAMBÉM

Uma notícia que pode trazer alívio financeiro para os proprietários de veículos em Santa Catarina ganhou força no final do último ano e segue em pauta neste início de 2026.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou o Projeto de Lei 162/2022, que prevê a isenção do pagamento da taxa de licenciamento anual de veículos no estado.

O fim da “taxa do papel”

O projeto, de autoria do deputado Jessé Lopes (PL), ataca a cobrança exigida pelo Detran-SC para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Segundo o parlamentar, a taxa perdeu o sentido com a digitalização dos documentos.

“Hoje o catarinense paga por um serviço que não é mais prestado. Antes havia o gasto com a impressão em papel-moeda. Hoje, isso é digital. Não há um serviço que justifique a cobrança”, justificou o deputado durante a votação.

Próximos Passos

A matéria foi aprovada por maioria no Plenário e agora está na mesa do governador Jorginho Mello, que tem o poder de sancionar (tornar lei) ou vetar a proposta.

Se sancionada, Santa Catarina pode se tornar um dos pioneiros na eliminação desta taxa, desonerando o contribuinte em um período de altos gastos, como o vencimento do IPVA.

Notícia Anterior

PROCESSO SELETIVO
Bombeiros de SC abrem concurso com 630 vagas e salário de R$ 8 mil; há vagas para Canoinhas

Próxima Notícia

SAÚDE
Alzheimer: Anvisa aprova medicamento inédito que retarda avanço da doença

VOCÊ VIU?