Um meteoro que explodiu após entrar na atmosfera foi registrado no céu de Santa Catarina. O fenômeno ocorreu durante a noite de terça-feira (13) às 22h21, e foi registrado por uma câmera da estação de monitoramento de Monte Castelo, no Planalto Norte, do astrônomo amador Jocimar Justino, que é membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).
A fase luminosa do fenômeno durou aproximadamente 1,2 segundo e sua velocidade foi estimada em cerca de 67.140 km/h.
“A princípio, esse fato [de ser explosivo] está ligado à velocidade e ao ângulo que [os meteoros] entram na atmosfera. Constatou-se que trata-se de um meteoro esporádico (Não pertence a nenhuma chuva de meteoros catalogada até o momento). O brilho iniciou-se a uma altitude de 84 km sobre o município de Rodeio-SC e explodiu a uma altitude de 60 km já sobre Ascurra-SC.”, explicou Jocimar.
Thiago Paes, de Florianópolis, também registrou o fenômeno. Ele é integrante da Bramon.
“Os explosivos, que também chamamos de bólidos, são um pouco mais raros porque estão relacionados à velocidade e ao ângulo de entrada do objeto. Por conta de que as rochas são diferentes, algumas acabam se fragmentando e explodindo por não resistirem à pressão causada pela entrada na atmosfera”, explica Thiago Paes.