Quer começar um curso superior no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) ainda neste semestre? O Câmpus Canoinhas tem vagas remanescentes para seus três cursos superiores: Agronomia, Alimentos e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Todos os cursos são gratuitos.
Agronomia – O curso prepara o profissional para atuar em diversos segmentos do setor agropecuário, com conhecimento em sistemas de produção vegetal e animal e em preservação ambiental. O Engenheiro Agrônomo está habilitado para produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e demais produtos agropecuários, além de projetar, coordenar, fiscalizar e assessorar projetos agropecuários, aplicando padrões e medidas de padronização e qualidade estabelecidas pela legislação.
Mercado de trabalho
- Propriedades agrícolas e empresas rurais;
- Indústrias de insumos;
- Revendas de produtos agropecuários;
- Instituições financeiras, trabalhando como crédito agrícola;
- Instituições públicas, na implantação de políticas públicas voltadas ao agricultor
- Assistência técnica para a produção leiteira, produção de grãos e forragem.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas – O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Este profissional trabalha também com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas.
Mercado de trabalho
- Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadores
- Empresas de tecnologia
Alimentos – O Curso Superior de Tecnologia em Alimentos tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar em processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos e bebidas, tanto na produção como na supervisão e gestão das atividades. O tecnólogo em Alimentos pode atuar em pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos da indústria alimentícia e de bebidas, da agroindústria e do comércio de alimentos.
Mercado de trabalho
- Indústrias alimentícias;
- Empresas de armazenamento e distribuição de alimentos;
- Indústrias de aproveitamento de resíduos;
- Setor de desenvolvimento de novos produtos, inovação e registro de patente;
- Prestador de serviços para empresas e indústrias de alimentos;
- Instituições de pesquisas científicas e tecnológicas, como colaborador, pesquisador e docente;
- Empresas do ramo alimentício como padarias, restaurantes, hotéis, supermercados, frigoríficos, cozinhas industriais e hospitalares, escolas, dentre outros, prestando serviços técnicos especializados;
- Laboratórios de análises físico-químicas, sensoriais, microbiológicas e de determinação analítica da constituição química dos alimentos e suas propriedades alimentares de produtos de origem animal e vegetal;
- Instituições de inspeções sanitárias;
- Empresas de consultoria para elaboração de projetos, programas de trabalho e de processos industriais;
- Venda especializada de matérias-primas e insumos alimentícios.
- Agências de vigilância sanitária.
Podem concorrer às vagas remanescentes pessoas com ensino médio completo e que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou vestibular do IFSC a partir de 2011, sem ter tirado nota zero na redação.
O processo seletivo será por manifestação on-line de interesse na vaga. Os interessados devem encaminhar pelo link de inscrição todos os documentos listados no item 3.2.1 do edital.
Os candidatos selecionados receberão e-mail com a confirmação da matrícula até cinco dias úteis após o prazo de envio dos documentos.
As vagas:
Agronomia – integral – 3 vagas
Alimentos – noturno – 33 vagas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas – noturno – 27 vagas



