refis

tres_barras

Peritos do INSS entram em greve a partir de quarta-feira, 30

Avatar photo
A reivindicação é de reajuste de 19,9% para repor as perdas inflacionárias, além de abertura de concurso público.

LEIA TAMBÉM

Os cerca de 3,5 mil médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entram em greve em todo o país a partir desta quarta-feira (30).

Na semana passada, os servidores do INSS já tinham entrado em greve e a paralisação suspendeu o atendimento presencial em várias cidades.

De acordo com as entidades sindicais, os servidores não faziam greve há 5 anos, mas as condições de trabalho ficaram insustentáveis.

A reivindicação dos peritos, assim como dos trabalhadores administrativos, é de reajuste de 19,9% para repor as perdas inflacionárias, além de abertura de concurso público e melhora na carreira.

Segundo Francisco Eduardo Cardoso Alves, vice-presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), os profissionais decidiram fazer a paralisação porque não houve, até agora, sinalização do governo de que as pautas de reivindicação serão atendidas.

De acordo com Alves, a orientação é para que todos os médicos parem, mas pode haver locais em que haja atendimento da perícia médica normalmente, cumprindo os agendamentos.

O exame médico pericial é feito quando o trabalhador pede benefícios específicos ao INSS. Entre eles estão o auxílio por incapacidade temporária e a aposentadoria por incapacidade permanente.

Além disso, quem solicita o Benefício de Prestação Continuada (BPC) pode ter de passar por perícia e quem pede a aposentadoria especial também depende do trabalho de um médico perito, mas de forma interna.

Para Alves, o ideal seria que os segurados já remarcassem a perícia, para não perder a ida até o local, embora não seja possível saber exatamente onde haverá paralisação: “Era para ter uma orientação; não sei se o governo está tomando uma atitude”.

Para Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), o ideal é que o segurado compareça à agência no dia e hora agendados, para não correr o risco de perder o benefício. 

“Ele deve comparecer à perícia e fotografar, mostrando que a agência está fechada ou o perito não compareceu para, só depois, remarcar” orienta.

Notícia Anterior

POLÍTICA
“Achei que era brincadeira” diz vereador ao assumir a prefeitura de Canoinhas

Próxima Notícia

JUSTIÇA
Jovem preso por maus tratos diz que matou um cão para comer

VOCÊ VIU?