Santa Catarina vai estender por mais três semanas as Campanhas de Vacinação contra gripe e sarampo, conforme orientação do Ministério da Saúde. Com a prorrogação, a vacinação vai até 24 de junho em todos os 295 municípios catarinenses, até que os estoques de vacinas sejam zerados.
A partir de segunda-feira, 6, pessoas com idade acima de seis meses, que não fazem parte de nenhum grupo prioritário da Campanha contra a gripe também poderão ser vacinadas, e a Campanha contra o sarampo continua para crianças de 6 meses a menores de 12 anos; além de trabalhadores da Saúde, independentemente do vínculo com estabelecimento da área.
A prorrogação das Campanhas buscam dar mais uma oportunidade para que as pessoas dos grupos prioritários, que ainda não se vacinaram, possam receber a dose da vacina.
A decisão foi tomada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) motivada pela grande quantidade de vacinas disponíveis nos municípios e a baixa procura dos grupos prioritários até o momento.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) recomenda que mesmo com a ampliação da vacinação para toda a população, as pessoas dos grupos prioritários, como crianças, idosos, gestantes entre outros, que são mais vulneráveis e podem desenvolver quadros graves pelo vírus influenza (gripe), devem procurar a vacina.
Conforme os dados do Boletim Epidemiológico da Influenza publicado no dia 31 de maio, Santa Catarina registrou 173 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em 2022.
Desses, 131 casos (75,7%) foram causados pelo vírus H3N2; 38 casos (21,9%) não foram subtipados; 2 casos (1,1%) foram causados pelo vírus H1N1 e 2 casos (1,1%) pelo vírus da influenza B. Dos 173 casos de SRAG por influenza, 32 evoluíram para óbito.
De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, João Augusto Fuck, a maioria das mortes por influenza é registrada em idosos, pessoas portadoras de doenças crônicas e em crianças menores de cinco anos. “Os dados demonstram que esses grupos apresentam risco elevado para desenvolverem complicações graves associadas à influenza”, comenta.
A vacina contra influenza trivalente que está sendo utilizada na campanha de vacinação contra gripe protege contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A(H3N2) e Influenza B.
Por que é tão importante vacinar?
- As vacinas blindam o organismo de doenças que ameaçam a saúde;
- As vacinas ajudam a reduzir casos graves e mortes;
- As vacinas estimulam o sistema imunológico a reconhecer vírus e bactérias como ameaças e a produzir anticorpos contra eles;
- As vacinas são seguras e passam por diversos testes antes de serem disponibilizadas à população;
- As vacinas evitam surtos, epidemias e pandemias;
- As vacinas impedem que doenças já erradicadas/eliminadas voltem a circular.