refis

tres_barras

Live que vai debater prevenção do suicídio está com inscrições abertas

Avatar photo
As pessoas inscritas que participarem do evento receberão certificado com carga horária de 2 horas. 

LEIA TAMBÉM

O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Justiça do Trabalho (Programa Trabalho Seguro) vai promover, no dia 9 de setembro (sexta-feira), uma live para marcar o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

A transmissão ao vivo será realizada às 10h, no canal oficial do Tribunal Superior do Trabalho (TST) no YouTube.

As inscrições já estão abertas e as pessoas inscritas que participarem do evento receberão certificado com carga horária de 2 horas. 

Setembro Amarelo

O dia 10 de setembro foi escolhido como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e tem o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) criaram a campanha “Setembro Amarelo”

Segundo essas entidades, cerca de 14 mil pessoas tiram a própria vida por ano no país, e esse número chega a um milhão de pessoas em todo o mundo. Especialistas apontam as doenças mentais e o uso de substâncias como as causas para as pessoas cometerem o suicídio.
Com o objetivo de informar a sociedade sobre o tema, a ABP e CFM produziram a cartilha “Suicídio: Informando para prevenir”.

Precisa de ajuda?

Caso esteja precisando de um suporte, existem diversas entidades de amparo e prevenção do suicidio no Brasil. O Centro de Valorização da Vida (CVV), por exemplo, realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita pessoas que querem e precisam conversar. 

Os contatos com o CVV mantêm sigilo e podem ser feitos pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação) ou pelo site www.cvv.org.br (por chat e e-mail).

A instituição participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio, do Ministério da Saúde. O CVV mantém com o Ministério da Saude um termo de cooperação para a implantação de uma linha gratuita nacional de prevenção do suicídio.

Homenagem

Durante o evento haverá uma homenagem à médica, professora e pesquisadora Margarida Maria Silveira Barreto, que faleceu no dia 3 de março. A médica foi uma das pioneiras no Brasil nos estudos sobre assédio moral e sexual, saúde mental e violência no trabalho, tendo escrito diversos artigos e livros, além de ter participado de eventos sobre os assuntos.

Palestrantes

O secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Dr. Quirino Cordeiro Júnior, abordará o tema “Tratamento em saúde mental e dependência química como fator de proteção contra o suicídio”.

Já a pós-doutoranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), professora Nubia Elizabette de Jesus Paula, irá apresentar o painel “Racismo Estrutural e Mercado de Trabalho”. Também participa da live o professor titular no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Roberto Heloani, que irá abordar o tema “Suicídio no trabalho. O que o assédio tem a ver com isso?”. 

A live também contará com a participação do  presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Emmanoel Pereira, com a coordenadora do programa, ministra Delaíde Miranda, e com o conselheiro do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Assessores e Servidores do Tribunal Superior do Trabalho (CEFAST) ministro Evandro Valadão.

Notícia Anterior

INTERNACIONAL
Mesmo reconhecido rei, Charles levará meses, ou anos, para ser coroado

Próxima Notícia

ECONOMIA
Vendas de veículos novos aumentaram 14,6% em agosto

VOCÊ VIU?