O bispo de Joinville, Dom Francisco Carlos Bach, se encontrou e entregou presentes para o Papa Francisco durante a “visita aos túmulos dos Apóstolos”, no Vaticano, na manhã desta sexta-feira (28). Durante o encontro, Bach presenteou o pontífice com erva-mate para o chimarrão e uma imagem exclusiva de São Francisco esculpida em barro pelo artista catarinense João Dias (Dão).
A visita é uma obrigação dos bispos diocesanos, de a cada cinco anos se encontrarem com o Papa, visitando os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma. As visitas aos dicastérios e ao túmulo dos Apóstolos tiveram início em fevereiro de 2020, mas foram interrompidas por causa da pandemia e retomadas neste ano de 2022.
Um momento singular das audiências com o Papa é constituído pela entrega dos presentes. O Papa ainda ganhou a vida da Beata Albertina Berkenbrock em vídeo e os livros de catequese da Irmã Marlene.

Bach, que além de estar a frente da Diocese de Joinville, é também Presidente do Regional Sul 4 da CNBB, passou a semana no Vaticano, onde participou de encontros e compromissos nos diversos organismos da Cúria Romana. Com o Papa, a conversa durou cerca de uma hora e meia.
Dom Francisco Carlos Bach ressaltou a paternidade do Santo Padre. “Sentimos um homem admirável, que tem um amor imenso pela Igreja e um imenso amor por cada um dos bispos da nossa nação brasileira”. “Ele [Papa Francisco] ficou muito satisfeito e muito feliz com tudo aquilo que ouviu de nós”, disse o bispo de Joinville.



