Os bloqueios nas rodovias já estão afetando a qualidade da alimentação escolar da rede municipal de ensino em Canoinhas. Alimentos perecíveis como frutas e verduras não estão chegando às unidades. “Estamos com falta de alimentos. Hoje tivemos alteração nos cardápios e amanhã teremos novamente”, informa o secretário de Educação, Gilmar Mazurkievicz.
Na terça, o secretário negociou com os manifestantes a passagem de um caminhão carregado de carne. “A aprendizagem das crianças e a saúde acabam sendo prejudicadas com a falta de alimentos”, observa Mazurkievicz.
Se a entrega de combustível não for normalizada no município, o transporte escolar também poderá ser atingido. “As empresas responsáveis estão no limite. Amanhã faremos avaliação da situação para definir pela paralização ou não das atividades nas escolas”, explica Gilmar.
Na manhã desta quinta-feira (3), todos os postos de Canoinhas estavam sem gasolina, apenas alguns ainda possuíam diesel.
Na noite de ontem, o comando da PMSC chegou a afirmar que não havia mais bloqueios nas rodovias catarinenses, porém hoje pela manhã a PRF registou 18 pontos de bloqueios, inclusive em Canoinhas, em ambos os sentidos da BR-280, sendo liberado para passagem somente carros de passeio.



