telemedicina

fesmate

Relatório das Forças Armadas sobre urnas será entregue na quarta-feira

Avatar photo
Manifestantes esperam que o documento elaborado pelos militares traga algum tipo de prova de fraude nas eleições de 2022.

Nesta segunda-feira (7), o Ministério da Defesa informou, em nota oficial, que no próximo dia 9 de novembro, quarta-feira, será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o relatório do trabalho de fiscalização do sistema eletrônico de votação realizado pela equipe de técnicos militares das Forças Armadas (veja imagem abaixo).

O Ministério da Defesa é um órgão do Governo Federal do Brasil incumbido de exercer a direção superior das Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica. A pasta é comandada pelo general Paulo Sérgio Nogueira.

Foto: Telegram / Reprodução

Os militares fazem parte da comissão de transparência criada pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fiscalizar as eleições, que foram encerradas no dia 30 de outubro.

Após o fim do primeiro turno, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, pediu que o documento fosse apresentado, mas a Defesa afirmou que só apresentaria um parecer conclusivo depois do segundo turno, em 30 de outubro.

O documento é bastante aguardado por membros do atual governo, que atribuem a ele o atestado de lisura na votação que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para um terceiro mandato, além de governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

Se as Forças Armadas indicarem que houve indícios de irregularidade ou, no mínimo, inconsistências na vitória de Lula por margem de aproximadamente 2 milhões de votos — o resultado mais apertado da história —, os protestos que eclodiram após as eleições deverão se intensificar.

Notícia Anterior

MANIFESTAÇÕES
CDL de Canoinhas é notificada por incentivar atos antidemocráticos

Próxima Notícia

POLÍTICA
Juliana Maciel e Dr. Vicente se reúnem para tratar do futuro do município

VOCÊ VIU?