refis

tres_barras

Elas no comando! Canoinhas reescreve a história na política

Avatar photo
A Câmara Municipal elegeu e empossou a primeira mulher como presidente no Legislativo canoinhense.

LEIA TAMBÉM

As mulheres, maioria na população e no eleitorado, ainda constituem uma escandalosa minoria nos quadros representativos do País. Essa realidade, no entanto, atualmente não se aplica a Canoinhas.

Em uma noite histórica, na noite desta terça-feira (20), a Câmara de Vereadores elegeu a nova Presidente da casa, a vereadora Tatiane Cristina Carvalho (MDB) para o cargo.

Aos 33 anos de idade, Tati assume pela primeira vez o cargo de Presidente da Câmara, logo em seu primeiro mandato, tornando-se inclusive, a primeira mulher da história de Canoinhas ocupar a cadeira no Legislativo, desde que, lá em dezembro de 1911 (lá se vão 111 anos), houve uma sessão solene para a implantação e posse do Conselho Intendente Municipal do Município de Santa Cruz de Canoinhas. O Conselho foi o precursor da Câmara Municipal, como conhecemos na atualidade.

O fato inédito também se aplica em relação ao Poder Executivo, onde Juliana Maciel Hoppe (PSDB), assumiu a prefeitura no início deste mês. Aos 29 anos, Juliana é a primeira mulher a ocupar o cargo na história da política canoinhense.

SEM PICUINHAS

Tati Carvalho disse entender que os vereadores, até então chamados governistas [por apoiar e defender a então gestão de Beto Passos], “não enxergaram como queriam ter enxergado as coisas“, e por isso o Quarteto, como ficou conhecido o grupo formado por ela, Juliana Maciel, Marcos Homer e Zenilda Lemos, acabou ficando na defensiva, fazendo uma oposição acirrada.

“Não havia união nessa casa. Isso é um fato que a comunidade toda acompanhou, mas hoje conversamos e decidimos que Canoinhas não merece brigas políticas. Merece união para que nossa cidade volte a andar, e para que isso aconteça não podemos ficar aqui dentro com picuinhas, escolhendo lado A ou lado B. Tem que escolher o lado do povo.

Tatiane Carvalho

Junto com Tati, completam a Mesa Diretora da Câmara, para a gestão 2023, as vereadoras Zenilda Lemos (vice-presidente) e Silmara Gontarek (1ª Secretária). Wilmar Sudoski ocupará a 2ª Secretaria.

Elas no comando!

Juliana Maciel e Tati Carvalho são mulheres empoderadas, cuja atuação diária faz ressoar nos canoinhenses o ânimo, a confiança e a esperança de dias melhores, depois que toda essa lama de corrupção foi descoberta no município.

Obviamente que falar em diferenças comportamentais entre homens e mulheres no exercício de alguns cargos e funções trata-se de algo bastante relativo, pois alguns aspectos manifestam-se de forma diferente a depender do sexo. Assim, bom governante é aquele que tem compromisso com a coletividade, seja homem ou mulher. Contudo, no momento, a vez é delas!

Notícia Anterior

POLÍTICA
Em votação relâmpago, Congresso aprova aumento dos salários do presidente, ministros e parlamentares

Próxima Notícia

PANDEMIA
Canoinhas tem aumento de casos de covid e novo tratamento está disponível