A situação das máquinas e equipamentos da prefeitura de Canoinhas está dificultando os trabalhos da Secretaria de Obras. A maior parte do maquinário está quebrado ou apresenta problemas mecânicos.
A situação foi exposta pela prefeita Juliana Maciel, nesta segunda-feira (19), que junto ao secretário de Obras, Alfredo Melati Scultetus, fez um levantamento da situação e busca soluções para os problemas.
Segundo Juliana, essa secretaria foi a que causou mais impacto quando assumiu o cargo de prefeita, principalmente ao constatar a falta de maquinário e caminhões para a execução dos trabalhos (veja mais abaixo a relação completa).
“Dos 13 caminhões, apenas 5 estão em funcionamento. Os outros 7 estão quebrados. Quanto as máquinas niveladoras, das 7 que o município possui, apenas 2 estão funcionando”, relatou Juliana, que ainda informou que nesses primeiros dias de governo mais uma máquina foi colocada em funcionamento. Mesmo assim, apenas 30% da frota está operando. “Essa situação causa um impacto muito grande nos serviços que devem ser feitos nas estradas do interior e nos bairros da cidade”, afirmou.
Já Scultetus disse que a secretaria de Obras, por estar passando por uma deficiência muito grande, não é possível abrir novas frentes de serviço, e os serviços que estão sendo executados não estão tendo a qualidade desejada, pela falta do fluxo de maquinário, movimento de caminhões e transporte de material.


Quanto as estradas do interior, Juliana informou que a manutenção não é fácil, são cerca de 2,5 mil km de estradas, porém os primeiros dias foram dedicados a diagnosticar esses problemas, com ajuda dos funcionários da secretaria, para dar andamento a essas demandas. Ainda de acordo com a prefeita, já foi investido bastante [na recuperação das máquinas] para colocar elas para trabalhar.
Na semana passada, Juliana Maciel também falou sobre a situação caótica dos asfaltos em muitas ruas do município e as ações que estão sendo tomadas a respeito.
Segundo o Rafael Roeder, Secretário de Planejamento, a prefeitura não tem uma reserva de massa quente para realizar uma operação tapa buracos. O município entrou com um processo para fazer a aquisição desse material, que está em trâmite neste final de ano, “e possívelmente só conseguiremos um resultando a partir do ano que vem”, disse Roeder.
“Contudo, para não deixar todos esses buracos evidentes, prejudicando o cidadão, nós tomamos uma medida paliativa, em parceria com a secretaria de Obras, e fizemos a aquisição de massa asfáltica fria, que está sendo aplicada”. De acordo com a prefeita, a medida é emergencial. Um serviço mais duradouro e com qualidade só será possível com a chegada do material adequado.
Frota da Secretaria de Obras – Máquinas Pesadas e Veículos Leves
MÁQUINAS PESADAS
MOTONIVELADORAS (conhecidas patrolas)
A Secretaria de Obras possui um total de 7 motoniveladoras, sendo uma do Estado.
Antes do dia 1º de Dezembro: 2 em funcionamento, 5 em manutenção.
Após o dia 1º de Dezembro: 3 em funcionamento, 4 em manutenção.
MANUTENÇÃO.: Uma ficará pronta até quarta-feira, três estão em processo licitatório (uma a ser arrumada na oficina da Sec. de Obras, as outras duas estão na Motocar).
CAMINHÕES:
A Secretaria de Obras possui um total de 13 caminhões, sendo 1 do Estado.
Antes do dia 1º de Dezembro: 5 em funcionamento, 7 em manutenção.
Após o dia 1º de Dezembro: 5 em funcionamento e 7 em manutenção.
MANUTENÇÃO.: Um está em orçamento pelo alto valor pois foi tombado, quatro estão em manutenção na Motocar e dois na manutenção da oficina da Sec. De Obras, todos eles já orçados.
RETROESCAVADEIRAS:
A Secretaria de Obras possui um total de 6 escavadeiras.
Antes do dia 1º de Dezembro: 2 em funcionamento, 4 em manutenção.
Após o dia 1º de Dezembro: 2 em funcionamento, 4 em manutenção.
MANUTENÇÃO: Uma com orçamento de manutenção liberado, uma em processo licitatório, uma aguardando chegada de pneu e uma aguardando peças que vem de Rio do Sul.
ESCAVADEIRAS:
A Secretaria de Obras possui um total de 4 escavadeiras, sendo uma do Estado.
Antes do dia 1º de Dezembro: 3 em funcionamento, 1 em manutenção.
Após o dia 1º de Dezembro: 3 em funcionamento, 1 em manutenção.
MANUTENÇÃO.: Uma está na pedreira do Rio do Pinho em manutenção pela oficina da Sec. de Obras.
MINICARREGADEIRA:
A Secretaria de Obras possui um total de 1 minicarregadeira.
Antes do dia 1º de Dezembro: aguardando licitação para conserto do motor.
Após o dia 1º de Dezembro: aguardando licitação para conserto do motor.
VEÍCULOS LEVES
A Secretaria de Obras possui um total de 14 veículos leves (13 veículos leves e 1 micro-ônibus).
Antes do dia 1º de Dezembro: 12 em funcionamento, 2 em manutenção.
Após o dia 1º de Dezembro: 12 em funcionamento, 2 em manutenção.
MANUTENÇÃO.: Os dois veículos em manutenção na Prime.




