Na sessão ordinária de segunda-feira (10), os vereadores canoinhenses requereram ofício a ser encaminhado ao Governador do Estado, Jorginho Mello, solicitando que seja realizada abertura de edital para concurso público para a Polícia Militar. Tal medida visa contribuir com o aumento do efetivo de policiais militares, e consequentemente, com a melhoria da segurança pública em Canoinhas, principalmente nas escolas.
Mesmo ofício será encaminhado à Mauro de Nadal, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), para que através dele seja comunicado os demais Deputados Estaduais, para que intervenham, junto ao Governo do Estado, para a realização deste concurso público.
Aos Deputados Estaduais, foi apresentado Moção de Apoio pela aprovação com urgência do Projeto de Lei nº 100/2023, de autoria da deputada Ana Campagnolo (PL), que institui o Programa Estadual de Vigilância e Monitoramento da Rede Estadual de Ensino.
O objetivo do projeto é estabelecer medidas de reforço à segurança em escolas no âmbito do Estado de Santa Catarina, delimitando uma série de protocolos de prevenção, identificação e ação frente a possíveis ataques que possam representar risco à integridade física de estudantes, professores e outros membros da comunidade escolar.
Na oportunidade, os dez vereadores requerem que seja encaminhado ofício à Engenheira Responsável pelo DNIT em Mafra, Adilene Adratt, solicitando informar a respeito dos procedimentos de segurança e sinalização nas obras de melhoria da BR-280, pois foram relatados que as sinalizações estão novamente insuficientes. Lembrando que em tempos recentes ocorreram engavetamentos e acidentes com óbitos, em que as possíveis causas foram a falta de sinalização nas obras.
Os edis encerraram solicitam que seja encaminhada Moção de Parabenização à Comunidade do Salto da Água Verde pela realização da Encenação da Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, ocorrido na sexta-feira Santa.