O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador João Henrique Blasi, informou que tramitam na justiça catarinense 3,3 milhões de processos, considerando o 1º e 2º grau, Juizado especial e Turma de Recursos.
A informação foi divulgada durante encontro com a diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina na última nesta sexta-feira (22), em Florianópolis.
“Há um aumento crescente do ingresso de processos e um aumento crescente de produtividade. No primeiro semestre de 2019 ingressaram 538 mil processos e foram julgados 564 mil. Nos primeiros seis meses de 2023 entraram 701 mil processos e foram julgados 715 mil”.
“Estamos conseguindo hoje julgar mais do que o volume de processos que entram”, explicou, observando que, no estado, para cada grupo de 11 habitantes, um tem uma ação em andamento no Poder Judiciário.
“É a maior quantidade de casos novos por magistrado de primeiro grau da região sul e o maior entre os tribunais de porte médio”, disse.
Blasi informou, ainda, que a cada hora são julgados 287 processos em Santa Catarina.
“É o maior índice de produtividade por magistrado da região sul e o segundo maior entre os 27 tribunais estaduais”, disse, ressaltando que a instituição tem investido em inteligência artificial e em gestão.
Desembargador assumirá o governo de SC em outubro
O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador João Henrique Blasi, assumirá interinamente o governo do Estado entre os dias 21 e 29 de outubro.
O assunto é tratado como o coroamento da carreira do magistrado e ocorrerá em função das viagens ao exterior do governador Jorginho Mello (PL), da vice Marilisa Boehm (PL) e do presidente da Assembleia, deputado Mauro De Nadal (MDB), que abrirão espaço ao terceiro na linha sucessória.






