O brasileiro Danilo Cavalcante foi capturado pela polícia após ficar 14 dias foragido na Pensilvânia, nos EUA, nesta quarta-feira (13). Em coletiva de imprensa, a polícia informou que o criminoso tentou escapar quando percebeu que estava cercado, mas um cachorro impediu uma nova fuga.
Segundo o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, a prisão ocorreu sem disparo de armas de fogo e sem feridos.
Mais de 500 agentes, além de helicópteros, drones e carros blindados, foram mobilizados para localizar o fugitivo, que foi classificado como “extremamente perigoso”.
Imagens da TV americana mostravam carros blindados circulando por estradas e por áreas remotas próximas a matas. As pistas deixadas pelo brasileiro mostravam que ele estaria em trilhas em meio às árvores.

Cavalcante foi condenado à prisão perpétua pelo assassinato a facadas da namorada, Deborah Brandão, em frente aos dois filhos dela em 2021. Ele conseguiu fugir da cadeia dias após receber a sentença escalando os muros da unidade prisional em que estava, no condado de Chester.

Quem era Deborah Brandão?
Há pouco mais de dois anos, na tarde de 18 de abril de 2021, a então namorada de Cavalcante, Deborah Brandão, de 33 anos, estava no jardim de casa, em Schuylkill Township, com os dois filhos pequenos, uma menina de 7 anos e um menino de 3. O brasileiro apareceu e disse à família que “faria algo ruim nas vidas deles”, de acordo com o jornal The Philadelphia Inquirer.
Em seguida, Cavalcante tirou duas facas de um saco, arrastou Deborah para o chão e a esfaqueou brutalmente 38 vezes na presença das crianças, de acordo com a Promotoria Distrital do condado de Chester.
Mãe solteira, Brandão saiu do Brasil e foi morar nos Estados Unidos para conseguir uma “qualidade de vida” melhor para ela e os filhos, segundo a CNN. A irmã Sarah — de quem era inseparável — já morava no país na época.
“Ela queria dar uma vida melhor para os dois”, disse a mulher. A vítima e a irmã moravam próximas uma da outra e trabalhavam juntas na empresa de limpeza doméstica de Sarah.
Quando Brandão começou a namorar Danilo Cavalcante, um vizinho também brasileiro, ela achou que tinha encontrado um bom par. “Ela disse que ele era legal com ela, era legal com os filhos dela, que a ajudava”, disse Sarah. “Ele fez companhia para ela. Ela não se sentia mais sozinha.”
A dupla namorou por cerca de um ano e meio e, no fim, ele se tornou ciumento e fisicamente abusivo, ameaçando matá-la.
Em meio a isso, a mulher também descobriu que as autoridades brasileiras procuravam Cavalcante por um suposto assassinato que ele cometeu em 2017, antes de fugir para os EUA. Ela então o ameaçou denunciá-lo às autoridades.
 
			





