telemedicina

Afagos: Ministros do STF jantam com Lula e com ‘candidatos’ à vaga no Supremo

Avatar photo
O encontro contou com Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. Além deles, estiveram presentes o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o próprio Dino.

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) jantaram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada nesta quinta-feira (23). Na ocasião, o presidente teria sugerido que indicará Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República e que Flávio Dino é o nome mais forte para integrar a Corte.

Segundo fontes ouvidas pela CNN, o jantar foi para acalmar os ânimos depois da aprovação da PEC que reduziu os poderes do STF. Conforme relatos, Lula mencionou o assunto lateralmente e nenhum dos presentes o questionou mais diretamente. As fontes lembram que a estratégia de fazer “afagos” é bastante utilizada por Lula.

O encontro foi considerado ameno e um aceno à relação entre o Executivo e o Judiciário. Atualmente, o Congresso tem desagradado ao Supremo com propostas que limitam a atuação dos ministros.

Gonet tem o apoio dos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. A indicação é para substituir Augusto Aras, cujo mandato se encerrou em 26 de setembro.

Dino é um dos nomes cotados pelo presidente para ocupar no STF a vaga deixada com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, no fim de setembro.

Dino já tem sido aconselhado a baixar o tom contra senadores da oposição, justamente para evitar desgaste. E Lula, segundo fontes do Planalto, tem recebido recomendações para deixar o assunto esfriar, empurrando a indicação ao Supremo para 2024. Mas núcleos do PT e conselheiros do presidente acham que a cadeira não deveria ficar vaga por muito tempo.

O encontro contou com Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. Além deles, estiveram presentes o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o próprio Dino.

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, não estava porque já tinha viagem marcada para o Rio de Janeiro, mas se reuniu pela manhã com Lula por meia hora.

Notícia Anterior

ECONOMIA
Aneel mantém bandeira tarifária verde para dezembro

Próxima Notícia

TRÂNSITO
Homem de 48 anos fica ferido em acidente na SC-135 em Porto União